TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERT BANDURA

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE VIÇOSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURSO DE PSICOLOGIA

Kaique de Oliveira - 7768

                                       Teoria de aprendizagem social de Albert Bandura

                                    Professor (a): Luciana Torquatto

VIÇOSA - MG

ANO 2017


TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERT BANDURA

Albert Bandura nasceu em Mundare em 1925 , no Canadá. Estudou psicologia clinica na Universidade de Iowa e lá recebeu seu P.h.D,em 1952. Depois um ano ele aceitou um cargo na Universidade de Stanford , e foi chefe no departamento de psicologia e foi eleito presidente da Assoçiação Psicologica Americana em 1974.

Bandura apresentou sua teoria em muitos livros. Com Richard walters como autor junior, Bandura escreveu Adolecent Agression, em que relata uma analise feita apartir de princípios da aprendizagem social, para estudar o desenvolvimento  da personalidade de um grupo de meninos delinquentes de classe média. Também escreveu  Social Learning and Personality Development, e em 1969, publicou Principles of behavior Modification , em 1973, ele escreveu Agression:A Social Learning Analysis, 1977  Social Learning Theory,em 1986 escreveu Social Foundaions of Though na Action, e alem de varias outras obras e relatos relatos, Bandura e seus alunos contribuiram com uma serie de artigos empiricos.

Bandura adotava uma maneira Behaviorista diferente da de Skinner. Ele questionava a negação dos processos cognitivos e mentais e propõe uma aprendizagem social, ou uma abordagem sócio-behaviorista.A teoria congnitiva social de Bandura é uma forma menos radical do Behaviorismo, entretanto ele ainda era behaviorista. Seu estudo tinha como objetivo analisar o comportamento das pessoas durante a interação, o que antes era sempre enquadrado em comportamentos adquiridos por condicionamento operante.

A carreira de Bandura foi dedicada a encorajar essa visao eficiente e grandemente ignorada da aprendizagem baseada na observaçao .

Ele  aumentou a certeza de reforço que ao em vez de funcionar de forma mecanicista, as consequencias comportamentais alteram o comportamento subsequente fornecendo informaçoes. Tentando responder essa reconceitualização, os reforços dão informaçoes sobre o que uma pessoa nessecita fazer para assegurar os resultados esperados e evitar os resultados punitivos.Em consequencia o reforço só pode ocorrer se a pessoa esta ciente das consequencias e antecipa que elas se aplicarao a futuros comportamentos. Na aprendizagem observacional, o reforço  serve como uma influencia antecedente ao invés de consequente.Do ponto de vista de Bandura o reforço facilita a aprendizagem de maneira antecipatória, ao encorajar o observador a prestar atençao, e a ensaiar o comportamento observado.

Além dessa modificação na mecanica da motivação, Bandura acrescentou dois tipos de reforços. O “auto-reforço” que ocorre quando o individuo compara seu comportamento com padroes internos, e se o comportamento esta a altura desses padroes ela pode sentir satisfação, ou orgulho, mas se o comportamento viola esses padroes internos a pessoa responde com culpa, vergonha ou insatisfação. A função de auto reforço dá as pessoas a capacidade de auto direção. Ele sugere que  todo comportamento produz dois conjuntos de consequencias, autoavaliaçoes e resultados internos.

Como segundo novo tipo de reforço,Bandura  sugere que ocorre um reforço indireto ou vicario, quando o individuo testemunha alguem experenciar consequencias reforçadoras ou positivas por um comportamento, e passa antecipar consequencias semelhantes no caso de produzir o mesmo comportamento.

A aprendizagem observacional, ou modelação, é governada por quatro processos constituintes, sendo eles, atenção, retenção, produção e motivação.

Não é possivel a aprendizagem de observaçao sem que o individuo esteja atento ao modelo.Somente a exposição não garante que ele estara atento as pistas e estimulos relevantes, A probabilidade de imitaçao aumenta conforme o nivel de atenção empreendida pelo observador.As aracteristicas dos modelos(idade,sexo,semelhança)influenciam no grau de atenção que será empregada também.

No processo de retenção os individuos precisam lembrar-se dos aspectos significativos dos comportamentos para poderem imita-los.Este processo se da pela observação,codificação e a representação simbolica que lhe é transmitida.

De acordo com o processo de produção, para comportamentos mais complexos, mesmo que o individuo tenha observado , prestado atenção , codificado e representado visualmente o verbalmente o comportamento, não há garantia de sucesso na primeira tentativa de reprodução. A pratica calibra e consolida oque foi obsevado, e registrado e o conduz ao desempenho do comportamento.

 De acordo com os processos motivacionais, mesmo que alguem tenha observado, memorizado um comportamento, não irá executa-lo sem que haja motivação.As principais fontes de motivação para execução do comportamento são a antecipação de suas consequencias gratificantes(reforçadoras) e a antecipação do afastamento das consequencias punitivas.

A aprendizagem social, mostra o comportamento em formas de um determinismo reciproco: as influencis pessoais, as forças ambientais, e o proprio comportamento funcionam como determinantes interdependentes, ao invés de autonomos. O efeito de cada um dos componentes é condicional ao outro.Bandura sugere em parte, que as pessoas não simplesmente reagem ao ambiente externo, na verdade os fatores externos só influenciam  o comportamento pela mediação dos processos cognitivos da pessoa.Ao alterar seu ambiente ou criticar auto induçoes condicionais, as pessoas influenciam aos estimulos aos quais respondem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com