TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA MODELAGEM (TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL - ALBERT BANDURA)

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  1.518 Visualizações

Página 1 de 5

A TEORIA DA MODELAGEM (TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL - ALBERT BANDURA)

1) AUTORREFORÇO:

O autorreforço ocorre quando o indivíduo compara seu comportamento com padrões internos. Se o comportamento está à altura desses padrões, então a pessoa pode sentir satisfação ou orgulho, mas, se o comportamento “quebra” ou não está à altura desses padrões, a pessoa responde com culpa, vergonha ou insatisfação. A ideia de autorreforço está ligada ao fato de que todos nós estabelecemos padrões de desempenho pessoais; conecta-se a autoeficácia.

2) AUTOEFICÁCIA:

Diz respeito a nossa percepção, a nossa capacidade/competência de lidarmos com os problemas das nossas vidas, ou seja, significa os problemas da tua vida e percebe que você é capaz de enfrenta-los de maneira eficaz.  Autoeficácia está diretamente ligada a autoestima, autoconfiança, envolve a percepção individual de que você é capaz de lidar com os problemas, mesmo que estes sejam difíceis. É compreensão da competência individual de saber como lidar com os problemas, é uma avaliação cognitiva pessoal das situações que se apresentam. Não necessariamente é real; pode apresentar distorções.  

3) REFORÇO VICARIANTE:

O sujeito reforça um determinado comportamento seu a partir da observação do reforço que outra pessoa teve. Logo, os comportamentos que nós vemos como potencialmente bons, tendemos a repeti-los. O reforço não se dá de uma maneira direta, individual, mas sim a partir da observação de um modelo.

4) APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL E MODELAGEM:

A ideia básica de bandura é que pode ocorrer aprendizagem por meio de observação ou exemplo e não apenas por meio de reforço direto.

A modelagem é uma técnica de modificação de comportamento que envolve observar o comportamento de outros (chamados modelos) e com eles tomar parte no desempenho do comportamento desejado.

5) OS PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO:

Bandura verificou que a natureza da aprendizagem de observação é governada por 4 mecanismos relacionados: processos de atenção, retenção, produção e motivacionais e de incentivo.

Não haverá aprendizagem de observação ou modelagem a não ser que o individuo, primeiramente, esteja atento ao modelo. Condições: Prestar atenção, conseguir identificar o comportamento (suas características), as consequências dele, ter uma memória (reter aquela informação) e reproduzir esse comportamento.  

O modelo tem que ser significativo/importante para o sujeito.

6) CARACTERÍSTICAS DA SITUAÇÃO DE MODELAGEM:

Três fatores que influenciam a modelagem: 1- as características dos modelos, 2- características dos observadores, e as 3 - consequências recompensadoras associadas aos comportamentos.

  1. Influenciam nossa tendência a imitá-los.
  2. Os atributos dos observadores também determinam a eficácia da aprendizagem de observação. As pessoas com autoconfiança e autoestima baixas são muito mais propensas a imitar o comportamento de um modelo do que aquelas com autoconfiança e autoestima altas.
  3. Podem influenciar a extensão da modelação e até mesmo anular o impacto das características dos modelos e dos observadores.

FUNDAMENTOS, MODELOS CONCEITUAIS, APLICAÇÕES E PESQUISA DA TERAPIA COGNITIVA

1) SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS TCCS:

As abordagens em TCC compartilham bases comuns, embora haja diferenças consideráveis em princípios e procedimentos entre elas devido ao fato de que os pioneiros no desenvolvimento de intervenções cognitivo-comportamentais terem vindo de diferentes fundamentos teóricos.

A TCC pode ser contrastada dos tratamentos puramente comportamentais, nos quais a cognição não é uma variável explicativa importante e não é primariamente o foco da intervenção. Portanto, as abordagens voltadas estritamente para a mudança de comportamento, como o modelo estímulo-resposta, não são cognitivo-comportamentais; da mesma forma, qualquer terapia unicamente baseada em mudança cognitiva não é cognitivo-comportamental.

Uma das semelhanças entre as TCC’s está ligada à ideia de que toda cognição, todo pensamento cognitivo vai gerar um comportamento; as abordagens cognitivistas que destacavam apenas a cognição também levavam em consideração o comportamento do indivíduo.

A característica principal que existe em comum entre as TCC’s é a ideia de que existe uma mediação entre indivíduo e ambiente; mediação esta feita pelo pensamento. O que influencia o comportamento, a partir da visão das terapias cognitivas, não é o ambiente diretamente, e sim a maneira como o sujeito pensa/compreende o ambiente.

2) TÉCNICAS DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

3) O PAPEL MEDIACIONAL DA COGNIÇÃO:

Está relacionado a ideia de que há sempre um processamento cognitivo e avaliação de eventos internos e externos que podem afetar a resposta a esses eventos. Traz o pensamento do papel da cognição como mediacional para o comportamento humano.

4) OBJETIVO TERAPÊUTICO DA TERAPIA COGNITIVA:

O objetivo terapêutico da TC é o de reestruturar e corrigir pensamentos distorcidos e, colaborativamente, desenvolver soluções pragmáticas as quais promovam mudanças emocionais e comportamentais duradouras. O objetivo final do processo terapêutico é que paciente adquira instrumentos para analisar e compreender seus pensamentos/comportamentos de forma independente.

5) PENSAMENTO AUTOMÁTICO E CRENÇAS NUCLEARES:

O pensamento automático é aquele que não gera reflexão antes de agir; é um pensamento que vem, invade a nossa mente e determina o desencadear do comportamento. Eles ocorrem espontânea e rapidamente, são uma interpretação imediata de qualquer situação, têm característica de serem breves e involuntários que surgem de modo inesperado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (300.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com