TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA FOCAL: PSICOTERAPIA BREVE PSICODINÂMICA

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.920 Palavras (24 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE CATÓLICA DE MATO GROSSO – FACCMT[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

CÉLIA REGINA DA COSTA GALDINO PERES

DÉBORA ROBERTA SAMPAIO

FRANCISCA PENHA OLIVEIRA SOUSA

PORTFÓLIO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS VIII

 

 

VÁRZEA GRANDE – MT

2020[pic 2]

CÉLIA REGINA DA COSTA GALDINO PERES

DÉBORA ROBERTA SAMPAIO

FRANCISCA PENHA OLIVEIRA SOUSA

 

 

 

 

 

PORTFÓLIO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS VIII

 

Trabalho avaliativo do oitavo semestre, atendendo ao módulo Habilidades Especificas VII, orientado pela professora tutora Dra. Paula Martins dos Anjos.  

 

 

VÁRZEA GRANDE – MT

2020[pic 3]

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        4

1   INTRODUÇÃO        5

2  TERAPIA FOCAL: PSICOTERAPIA BREVE PSICODINÂMICA        5

2.1  Fundamentos teóricos        5

2.2  Técnica        6

2.3  Efeito carambola        7

2.4  Abordagem psicodinâmica para a compreensão dos problemas do paciente        9

2.5  Teoria de crise        10

3   PSICOTERAPIA DE APOIO        11

3.1  Psicoterapias de apoio de longa e curta duração        12

3.2  Indicações        12

3.3  Intervenções        13

4 TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRANSTORNO DO PÂNICO.................................................................................................................................14

  4.1  Critérios diagnósticos de transtorno de pânico        14

4.2  Etiologia do transtorno de pânico        15

4.3  A TCC e tratamento do TP        17

4.4  Técnicas        18

4.4.1.  Descatastrofização        20

4.5  Prevenção de recaídas        20

5   CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21

APRESENTAÇÃO

O presente portfólio consta conteúdo referente ao oitavo semestre, logo, é de cunho avaliativo do módulo temático Habilidades Específicas VIII, baseado na ementa com os seguintes assuntos:   Terapia focal: psicoterapia breve psicodinâmica, Psicoterapia de apoio, Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de pânico. O mesmo foi escrito pelas alunas Célia R. C. G. Peres, Débora Roberta Sampaio e Francisca Penha do curso de Psicologia da Faculdade Católica de Mato Grosso, tendo sido orientado pela professora Dra. Paula Martins dos Anjos.

  1. INTRODUÇÃO

O primeiro item deste trabalho aborda a terapia focal- psicoterapia breve psicodinâmica cuja as características mais comumente enfatizadas são: afeto, resistência, identificação de padrões consistentes de relacionamentos, sentimentos e comportamentos, experiência passada, experiência interpessoal, relacionamento terapêutico, desejos, sonhos ou fantasias.

Apresenta também a Psicoterapia de apoio cujo o início é um disparador para uma psicoterapia mais profunda; é um modelo bastante utilizado de psicoterapia em momentos de crise ou descompensações passageiras, e tem o objetivo de restauração e reforçamento as defesas  e agregar disposições que foram prejudicadas.  

Busca-se também esclarecer questões importantes para o eficiente manejo de pacientes com transtornos do pânico utilizando os modelos teóricos das TCCs teve como base a psicoeducação, Técnicas de enfrentamento da ansiedade, Exposição interoceptiva Exposição gradual in vivo e reconstrução cognitiva.

Objetiva-se proporcionar uma visão abrangente das principais técnicas utilizadas,  propiciando o conhecimento das possibilidades de atendimento psicoterápico desses indivíduos.

2  TERAPIA FOCAL: PSICOTERAPIA BREVE PSICODINÂMICA

Blagys e Hilsenroth (2000) citado por Lemgruber (2008) afirma que as características mais comumente enfatizadas nas PBPs são: afeto, resistência, identificação de padrões consistentes de relacionamentos, sentimentos e comportamentos, experiência passada, experiência interpessoal, relacionamento terapêutico, desejos, sonhos ou fantasias.

Lemgruber (2008) afirma que diversos conceitos básicos em relação à PBP permanecem até hoje como os fatos da vida atual em relação aos da infância do paciente; a importância de fixar-se uma data para o término do tratamento a fim de criar a possibilidade de trabalhar as questões ligadas à separação; e a importância do nível de motivação do paciente para mudança.

2.1  Fundamentos teóricos

‘‘A PBP está embasada em conceitos psicodinâmicos da teoria de desenvolvimento da personalidade de Freud’’ (LEMGRUBER, 2008, p.169).

A PBP sofre influencia da neurociência, na qual tras a ideia de que ocorre a flexibilidade em relação à determinação genética que por sua vez é passível de modificação pelo meio ambiente em seus neuromoduladores, comprovando-se, assim, a plasticidade neuronal do cérebro humano. Dessa maneira um pesquisador desta área chamado Soussumi (2001) indica que ‘‘experiências traumáticas ocorridas nos momentos precoces da vida determinam perturbações nas formas básicas de funcionamento orgânico e podem estar presentes por toda a vida’’ (LEMGRUBER, 2008, p.170).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (647.2 Kb)   docx (765.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com