TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE BENDER

Por:   •  8/6/2016  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

                                        RESENHA CRÍTICA

                   

                         

CREDENCIAL DO AUTOR

Maria Lúcia Tiellet Nunes, Mestre em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Roselaine Berenice Ferreira da Silva Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora-adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Curso de Psicologia. Cristiane Friedrich Feil, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em andamento no Programa de Pós Graduação em Psicologia - Cognição Humana no Grupo.

                                     RESUMO DA OBRA

           O teste de Bender foi construído por Lauretta Bender, e é constituído de nove cartões com desenhos que devem ser copiados pela criança em uma folha de oficio.  A autora teve inspiração nos estudos feitos por Max Wertheimer, que foi um Psicólogo que ajudou a fundar a Psicologia da Gestalt. Bender foi formada em Biologia e logo após em Medicina, especializou-se em Neuropsiquiatria Pediátrica. O teste de Bender consiste em avaliar o processo de maturação neurológica da criança. Varios autores fizeram adaptações no teste que é usado por Psicologos ate os dias de hoje para avaliação principalmente de desempenho escolar.

                                     CRITICA DA RESENHA

            Bender, teve por base a teoria da Gestalt sobre as leis de organização perceptual, para construir seu teste, porem os padrões visomotores tiveram maior destaque em seus estudos, pois para Bender a  percepção e reprodução das figuras são determinadas por princípios biológicos e de ação sensorial. O teste é de simples aplicação, a criança deve copiar as figuras em uma folha de papel e devido que Bender não criou um sistema de correção e nem de pontuações aos desenhos, avaliação era feita sobre os aspectos evolutivos e sinais patológicos. Por esse motivo alguns autores fizeram estudos sobre o teste de Bender e fizeram algumas adaptações, bem como Koppitz que fez um sistema de correção para o teste. Para Bender a função gestáltica é associada a diversas funções intelectuais, tais como habilidade motora manual, percepção visual, conceitos temporais, espaciais e organização. o Teste de Bender têm sido  empregado na clínica Psicológica principalmente em crianças com problemas de aprendizagem escolar tem como objetivo avaliar  a maturidade da criança somente em seus aspectos evolutivos. Apesar de ser um teste muito usado como instrumento de avaliação psicopedagógica, não apresenta resultados satisfatórios e por esse motivo o Psicólogo deve ter atenção na hora de fazer seu diagnóstico final tanto na avaliação neurológica ou de problemas de aprendizagem.

                         CONCLUSÃO DA RESENHA

             O teste Bender pode ser utilizado como instrumento de avaliação psicopedagógico através do resultado da coordenação e a avaliação do grau da maturidade visomotora e possibilita diagnosticar a necessidade ou não de uma avaliação neurológica. Pois através da representação gráfica, existe uma expressão simbólica que nos possibilita através da percepção avaliar se a criança tem alguma problematica orgânica ou vira a ter no futuro.

Referência bibliográfica:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com