TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM FOCO NA AUTOMONITORIA

Por:   •  16/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.933 Palavras (20 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Projeto Integrador:

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL

   

TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM FOCO NA AUTOMONITORIA







Professor Orientador: Diego Mansano Fernandes

São Paulo
2021

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Projeto Integrador:

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL

Amanda Vidal Gagliotti RA  421203352

Analice Maria Matos da Silva RA 921204509

Daniel Buger Gallardo RA 421203047

Emily Regina Amaral RA 921107260

Felipe da Silva RA 921200469

Julia Nascimento Neiva RA 421203193

Lucia Alves Reis RA 2221202572

Mário Sérgio Tarelow RA 421203493

Rafaela Alcantara de Amorim RA 2221200799

Sarah Domenica Gervasoni  RA 921203793

Tathiana de Andrade Pereira RA 421110323

Vinicius da Silva Barbosa RA 421112050

TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COM FOCO NA AUTOMONITORIA


São Paulo

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………………...        4
  2. AVALIAÇÃO INICIAL………………………………………………………………....        5
  3. PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO…………………………………………....        6

 3.0.1  Estrutura básica do THS………………………………………………………….        6

 3.0.2  Avaliação das Habilidades Sociais dos participantes………………………....        7

 3.0.3 Programação de uma sessão do THS com foco no Automonitoramento...        8

  3.0.3.1 Apresentação da habilidade social de Automonitoramento….…………..        8

  3.0.3.2 Estrutura das vivências……………………………………………………....        9

  3.0.3.3 Resultados esperados após essa sessão………………………………..        19

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………...        21
  2. REFERÊNCIAS        ……………………………………………………………………....22

1.0 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa observar e avaliar o comportamento do personagem Raj da série The Big Bang Theory e, através desta observação, elaborar um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) focado na melhora da qualidade de seus relacionamentos interpessoais, criando estratégias para promover competências ligadas a classe de habilidades sociais denominada Automonitoramento (AM).

De acordo com Caballo (2010, p. 181), o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) “(...) encontra-se entre as técnicas mais potentes e mais frequentemente utilizadas para o tratamento dos problemas psicológicos e para a melhoria geral da qualidade de vida”.

Já o AM, de acordo com Del Prette & Del Prette (2001) é uma classe de habilidade social (HS) da qual, espera-se que a pessoa observe, descreva, interprete e regule seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em situações sociais.

A série The Big Bang Theory nos apresenta cinco amigos: Raj, Sheldon, Leonard, Howard e Penny. Com exceção de Penny, todos são grandes gênios que possuem hábitos geeks (fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, animes, livros, filmes e séries) e déficits em se relacionar socialmente, principalmente com o sexo oposto. Por meio da observação de cenas do episódio oito, primeira temporada da série em questão, teremos como foco principal o personagem Rajesh Ramayan Koothrappali (Raj) de 26 anos, nascido em Nova Delhi, Índia.

No episódio citado, Raj é orientado por seus pais a marcar um encontro com uma mulher chamada Lalita, onde, através de um acordo feito pelos pais de ambos, devem se conhecer para possivelmente se casarem. No entanto, Raj possuí dificuldades em iniciar qualquer tipo de socialização com o sexo oposto e com a ajuda dos amigos, busca uma maneira de solucionar este problema.

2.0 AVALIAÇÃO INICIAL 

Avaliou-se o comportamento do personagem Raj, a partir dos quatro requisitos apresentados por Del Prette e Del Prette (2001) pertinentes ao automonitoramento para aumentar a probabilidade de um bom desempenho social. São eles: controle da impulsividade, observação do outro, introspecção e reflexão. De acordo com o portfolio de habilidades sociais dos mesmos autores, identificamos também déficit de duas habilidades específicas: comunicação (iniciar e manter uma conversa, expressar-se, dar sua opinião) e expressar afeto e intimidade (namoro e sexo).

Raj, possui déficits comportamentais, não possuindo repertório para se comunicar com o sexo oposto, como quando Penny entra no apartamento de seus amigos e pergunta se querem um drink. Raj não consegue se comunicar com Penny e solicita a Leonard que responda por ele. Raj também demonstra dificuldade em observar o outro, como na cena em que está com Lalita e faz comentários inadequados sobre ela.

Em contrapartida, possui excessos comportamentais. Frequentemente solicita ou permite que outros tomem decisões em seu lugar, como quando deixa seu amigo Howard marcar um encontro por ele ou pergunta aos amigos constantemente o que fazer para se livrar de situações do seu cotidiano. Também possui rompantes de impulsividade, como quando, ao não receber a resposta que queria dos amigos, ameaça trocá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com