TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefas para psicologia organizacional

Ensaio: Tarefas para psicologia organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Ensaio  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

1- A psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, após ler o guia de estudante elabore um texto dissertativo (de 10 a 20 linhas). Aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

(A) Disserte sobre as contribuições dos filósofos para a psicologia (antes da Psicologia tornar-se ciência);

(B) Explique quais são os objetos de estudo da Psicologia, apresentados no guia de estudante.

O homem sempre buscou resposta para explicar o que acontecia ao seu redor, e estudar o seu comportamento e sua conduta sempre o fascinou.

Por algum tempo o ser humano explicava que a razão de tudo o que acontecia era manifesto em relação a ordens de deuses gregos, ou seja, fatos mitológicos. Mas com o passar do tempo essas teorias não os satisfaziam mais. É nesse momento que surgi a filosofia, homens que buscam a razão para cada fenômeno que acontece.

Os conceitos que se conhece hoje como racionalidade, técnica, vida, morte, foram os estudos iniciados pelos filósofos gregos na época em que se começou a filosofia. Esses assuntos ainda não eram reconhecidos como psicologia mais como um ramo da filosofia. Desta forma os filósofos, com seus saberes baseados numa visão mística e religiosa puderam contribuir para que a psicologia se destacasse e se tornasse uma ciência.

O objeto de estudo apresentado no guia do estudante é o homem, onde este é estudado, observado e registrado. Essas informações registradas baseiam-se em teorias de psicólogos, onde fazem novas previsões com base nos seus estudos. O que caracteriza a psicologia não são apenas suas descobertas e sim suas redescobertas.

ATIVIDADES DA AULA 02

2. A psicologia organizacional se caracteriza como área da ciência psicológica com o intuito de atuar de forma interdisciplinar no comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com as organizações através da compreensão dos fenômenos psicológicos. Desta forma:

(A) Descreva sobre a Psicologia Organizacional e fale dos desafios do Psicólogo Organizacional.

(B) Explique como se dá a relação homem- trabalho.

2a São estudos do comportamento do homem na realização de sua atividade de trabalho, objetivando a adequação dos indivíduos nas organizações, provendo um bem estar geral entre a organização e os colaboradores.

Os desafios dos psicólogo organizacional é entender os vários fatos que compõe o cotidiano das pessoas, grupos e organizações, é de responsabilidade do profissional evitar que os trabalhadores adaptam-se a empresa de forma inadequada ou, fora do limite como: desenvolver atividades em prazos muitos curtos, responder por responsabilidades que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com