TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc projeto

Por:   •  20/7/2015  •  Monografia  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional Uninter

Nome: RU: 5

Tema: A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil.

Declimitação do tema: O jogo e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na educação infantil.

Problematização: Qual a importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil?

Justificativa: A escolha do tema a importância dos jogos e brincadeiras lúdicas naeducação infantil, justifica-se pela importância de utiliza-los no processode desenvolvimento e socialização das crianças, como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos e brincadeiras.

O brincar faz parte do mundo da criança, assim elas aprendem melhor e se socializam com facilidade apreedem o espirito de grupo a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos.

" E através do jogo que a crianç aprende a agir, sua curiosidade é estimulada a dquirir iniciativa e auto confiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem do penamento e de concentração" (Vygolsky 1884).

As aulas muitas vezes, tornam-se meras repetiçoes de exercícios educativos onde as crianças acabam não prestando a devida atenção sendo assim a solução é a utilização dos jogos e brincadeiras lúdicas para despertar na criança o interesse pela descoberta de maneira prazerosa e com responsabilidade.

4. Objetivos

4.1 Objetivos Geral

Compreender a contribuição dos jogos e brincadeiras lúdicas no datravesenvolvimento e aprendizagem da criança.

4.2

* Refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na alfabetização da criança na educação infantil.

* Levantar qua o papel dos jogos e brincadeiras na vida escolar das crianças.

* Examinar a contribuição que as brincadeiras e jogos apresentam no desenvolvimento da criançana educaçãoinfantil.

5. Fundamentos teóricos

Segundos o referencial curricular nacional (1998, vol.1, 28) paraa educação infantil, o desenvolvimento da criança acontece através das brincadeiras elas precisa brincar.

O jogo deve existir como uma formade equilibrio entre ela e o mundo.Portanto o jogo é uma ferramenta essencial no seu crescimento.

De acordo com Declorme(2004) "As brincadeiras vem desde as civilizações mais antigas, dentre elas a Egipcia e a Grega permeavam ações diárias". Segundo ele os brinquedos infantis são procedentes de diversas culturas. Na década de 60 surgiu na Europa a brinquedoteca, e no Brasil foi criada no ano 1980. Ainda hoje elas têm um grande significado na vida das crianças, pois contribuem nas funções pedagógicas social e comunicação e comunitaria tendo em vista que muitas crianças só tem acesso a brinquedos através delas.

No livro " Brinquedo e Indústria cultural ", Salles Oliveira (1986: p.25) aponta quatro possibilidades para se definir o que é brinquedo, tiradas de um o que é brinquedo, tiradas de um dos mais conhecidos dicionário Brasileiros, Aurélio...

1) Objeto que serve para a crianças brincarem;

2) Jogo de crianças, brincadeiras;

3) Divertimento, passatempo, brincadeira;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com