TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc projeto venus

Por:   •  4/8/2015  •  Artigo  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO (UNISA)

ENGENHARIA AMBIENTAL

Rodrigo Rocha Bueno

Projeto Vênus

Uma sociedade baseada em recursos

Mogi das Cruzes, 1 de julho de 2018

RODRIGO ROCHA BUENO

PROJETO VÊNUS, UMA SOCIEDADE BASEADA EM RECURSOS

Trabalho de Curso submetido à Universidade de Santo Amaro como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Ambiental. Sob a orientação do Professor........... . Mogi das Cruzes, 2018

Mogi das Cruzes, 2018

AGRADECIMENTOS

 Agradeço a todos que contribuíram no decorrer desta jornada, em especialmente:  minha falecida mãe, minha falecida tia de criação e minha esposa Camila por todo apoio. Ao orientador Prof. ......... que teve papel fundamental na elaboração deste trabalho. Aos meus colegas pelo companheirismo e disponibilidade para me auxiliar em vários momentos.

RESUMO

Vivemos em um sistema baseado no monetarismo (dinheiro) onde tudo que queremos obter dependemos do dinheiro criado por esse sistema como meio de troca, onde o dinheiro é criado do nada pelos bancos, governos e com a ajuda do livre mercado é perpetuado esse sistema.

Um sistema que tem se demostrado  ineficiente, insustentável e dispendioso, onde o objetivo é sempre a maximização de lucro independente do impacto ambiental e social e não o bem estar da humanidade, um sistema que se baseia em escassez para obter lucros. Tendo uma contraproposta um sistema baseado em recursos, onde se baseia em abundância dos recursos,  gerenciamento inteligente dos nossos recursos finitos, utilizando da forma mais eficiente e sustentável possível para o bem estar de todos, disponibilizando um alto padrão de vida para todos.

Palavra chave: sustentabilidade, sistema, recursos, eficiência

Abstract

We live in a system based on monetarism (money) where all we get depend on the money created by this system as a bargaining power, where money is created out of nothing by banks, governments and with the help of the free market is perpetuated this system.

A system that has been shown to be inefficient, unsustainable and costly, where the goal is always to maximize profit regardless of environmental and social impact and not the welfare of humanity, a system which is based on scarcity to make profits. Having a counter a resource-based system, which is based on plenty of resources, using the most efficient and sustainable way for the well being of all, providing a high standard of living for everyone.

Introdução

Nosso planeta e a humanidade têm sofrido muito com as consequências da ganância dos seres humanos, em pleno século 21, segundo dados na Unicef de 2013, a cada 15 segundos morre uma criança devido a falta de água potável, segundo estatísticas de 2015 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)  quase 800 milhões de pessoas passam fome do mundo, 30 anos de publicações cientificas mostram como nosso meio ambiente tem se deteriorado por ações antrópicas, a população e o consumo tem aumentado, se continuar assim,  segundo dados da  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), será necessário em 2050 com 9 bilhões de pessoas, 60% mais alimentos, 50%  mais energia e 40% mais água, aquecimento global e desastres naturais cada vez mais tem aumentado por conta das ações antrópicas. A desigualdade tem aumentado também, a partir do ano que vem, os recursos acumulados pelo 1% mais rico do planeta ultrapassarão a riqueza do resto da população, segundo um estudo da organização não-governamental britânica Oxfam. A riqueza desse 1% da população subiu de 44% do total de recursos mundiais em 2009 para 48% no ano passado, segundo o grupo. Em 2016, esse patamar pode superar 50% se o ritmo atual de crescimento for mantido. As nações e suas dividas publicas tem aumentado progressivamente como consequência da corrupção institucionalizada da divida publica, logo gerando politicas de austeridades exigidas pelos credores, favorecendo mais ainda a desigualdade, pessoas se endividando, privatizações, cortes nos programas sociais, desempregado por baixo crescimento e por conta de automatização da produção e logo perdendo seus bens. As pessoas cada vez mais tem tomado antidepressivos, o uso deles tem aumentado 10% nos últimos 4 anos. Esse enriquecimento desproporcional que infringi nossa democracia é um grande vetor para o aumento da desigualdade e opressão dos menos favorecidos. Esse modelo econômico não tem favorecido o bem estar da humanidade e o projeto Vênus vêm com uma alternativa em meio ao colapso do nosso sistema monetário/capitalista com uma economia baseada em recursos, tirando o dinheiro de cena, já que ele é a causa de tudo, um sistema que compreende a finitude dos recursos naturais e gerencia de maneira eficiente assim atendendo a necessidade de todos na atualidade visando as gerações futuras, utilizando das nossas tecnologias suficientemente avançadas para eliminar os serviço degradantes e monótonos, deixando que as pessoas vivam suas vidas explorando seus desejos mais almejados e até então desconhecidos, cuidando da família e trabalhando coletivamente por melhorias para todos.

Cada vez mais a tecnologia está automatizando os meio de produções, as pessoas cada vez mais irão ficar desempregadas, a terceirização de serviço e as realocações das empresas para terceiro mundo onde se paga mão de obra mais barata e poucas restrições ambientais, pessoas desempregadas perdendo o poder de compra, entrando em falência, perdendo seus bens,  não podendo comprar produtos que as empresas produzem e assim impedindo o ciclo que movimenta a economia  nesse sistema monetário/capitalista. Sem falar na escassez que está por vim da água, petróleo, minérios e alimentos.  Colapso inevitável, guerras, extinção dos homo sapiens ou uma revolução!!!!!!!

A sociedade é projetada de modo que as pessoas sejam livres para escolherem seus próprios interesses, desenvolverem potenciais antes desconhecidos, e perseguirem seus sonhos sem a intervenção do governo ou restrições financeiras.

A história da civilização é uma história de mudanças do simples ao mais complexo.

Sistema algum pode permanecer estático por muito tempo;

Embora aceitemos que as mudanças são inevitáveis, os humanos reagem a elas com bastante resistência. Em muitos casos, a mudança ameaça aqueles em posição de vantagem que geralmente estão lá justamente para manter as coisas como estão. Isso é fato em qualquer sociedade, seja a estrutura de poder religioso, militar, socialista, capitalista, comunista, fascista ou tribal. Os líderes tentarão impedir a mudança. Algumas vezes, mesmo quando as condi-ções da maioria das pessoas são terríveis, o próprio povo pode resistir à mudança, pois existe conforto no que é familiar. Nós nos referimos a eles como os autoproclamados guardiões do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (347.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com