TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc projeto

Por:   •  15/7/2015  •  Monografia  •  3.830 Palavras (16 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 16

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[1]ROSA, Janaina dos Santos Andrade

RU 724593

[2] OLIVEIRA, Cátia

RESUMO

        

Este trabalho traz um breve estudo acerca da musicalização na Educação Infatil. Os objetivos que permearam este estudo buscaram verificar como se dá o processo de ensino e aprendizagem nesta fase; verificar como vem sendo a evolução e as discussões sobre este recurso em sala de aula; definir o que significa a palavra música; analisar como a música está inserida no Currículo Escolar brasileiro. Também destaca alguns métodos de trabalhar a musicalização na Educação Infantil, alguns fatos relevantes que o professor de Educação Infantil deve saber para que seu trabalho com a música seja desenvolvido da melhor maneira possível.

Palavras chaves: Musicalização, Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

        O objetivo desta pesquisa teórica foi verificar que existem muitas opiniões acerca do tema, e mostrar a música como um dos fatores de grande importância no desenvolvimento de um individuo. O caminho que segui para a realização deste trabalho foram pesquisas de opiniões, e pesquisas com base em textos e bibliografias ao tema relacionado.

        É difícil ouvir alguém falar que não gosta de música, ou seja, é um rico recurso para que obtenhamos uma aceitação maior das crianças na realização das atividades propostas.

        A música pode nos remeter ao passado, presente e futuro em questão de segundos, aguçar nossos sentimentos, alegria, tristeza, amor e até mesmo a irá.

        Sendo assim, a música conquista um papel de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano. Todos nós seres humanos nos envolvemos com a música de alguma maneira, uns com instrumentos, outros com a própria voz e outros somente como ouvintes.  

        Diante disto, a escolha do tema, a musicalização na Educação Infantil, visto que apresentam diversos mitos ligados a ele e diversas informações que ainda não foram fornecidas.

        Meu ponto de partida foi conversar com professoras de Educação infantil, onde relatavam sobre como seus alunos gostavam das aulas com a participação de música, fosse ela introduzida em história, danças ou até mesmo no momento do soninho. Perceberam que o desenvolvimento das crianças melhorou muito, então esta fala me fez repensar sobre, como pode ser esclarecedor para um professor de Educação Infantil ter uma trabalho relacionado à música, com informações sobre a importância para o desenvolvimento social dos pequenos e sugestões de atividades que podem ser utilizadas nesta fase.

        A pesquisa foi enriquecedora para mim enquanto estudante de pedagogia, pois me esclareceu muitas dúvidas que tinha a respeito da inclusão da música na sala de aula.

1. Fundamentação teórica

O inicio da educação em nosso país deu-se com desigualdade considerando que era ofertada apenas aos filhos dos Senhores, classe social privilegiada da época. Mas com o passar do tempo e evolução da sociedade e criação de novas normas os excluídos conseguiram espaço e acesso e educação.

Vivemos atualmente um momento de educação igualitária, onde todos independente e raça, classe social, idade ou sexo, tem direito e acesso a educação.

Nessa perspectiva na década de 90, passou a se pensar no ensino fundamental de nove anos, visto que a criança de seis anos já teria capacidade de receber as primeiras bases de formação e assim fazer parte do ensino fundamental. Ficando as crianças de 0 a 5 anos na primeira etapa na educação infantil conforme (LDB 9394/96)

Sendo assim a educação infantil ganhou nova visão, visto que ela seria a porta de entrada para o ensino e aprendizagem. E se tornou cada vez mais imprescindível á descoberta de fatores que facilitem a entrada e permanência dessas crianças na escola.

Pensando nesta faixa etária onde tudo é descoberta, e às vezes as descobertas podem assustar e ser desconfortáveis entra então o papel da música como um diferencial positivo, pois associa o conhecimento ao mundo já estabelecido da criança.

E como intuito de ressaltar a importância da musica na educação infantil o presente artigo visa sustentar seu aporte teórico nos seguintes conceitos – chaves: infância e educação infantil, música.

Dessa forma apresentarei cada conceito discorrendo sobre este com seu referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com