TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria comportamental da liderança

Seminário: Teoria comportamental da liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Seminário  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

Questão 1- Liderar é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas. A fonte dessa influência pode ser formal, como a fornecida pela detenção de uma posição gerencial numa organização. Conforme sugestão de Hersey & Blanchard verificamos que liderança é o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação.

De maneira geral, considera-se que a liderança consiste em influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Embora o não-líder também possa influenciar pessoas, o verdadeiro líder tem uma capacidade especial de influenciar um grupo de pessoas a alcançar seus objetivos.

Floriano Serra Júnior, diretor da SOMMA4, diz que depois de muitos anos de teoria e prática, tanto acadêmica quanto profissional, decidiu adotar o modelo chamando Liderança Efetiva que tem sua base fundamentada nos conceitos da Servant Leadership (Liderança Servidora), que significa real, verdadeira; que produz efeito; permanente.

Servant Leadership é um termo introduzido em 1970 por Robert Greenleaf - em uma publicação ainda não lançada no Brasil - para denominar a Liderança onde, para tornar-se “líder”, primeiro deve-se “servir”. Mais recentemente no Brasil, o sucesso do livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter divulgou o conceito da Servant Leadership através da estória de um executivo que aprende a liderar através do desenvolvimento da autoridade e confiança.

Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. “servir” nada tem a ver com ser subserviente, obedecer a ordens ou realizar as vontades dos liderados, mas sim com satisfazer reais necessidades de segurança e bem estar para que se possa atingir as metas estipuladas.

II. o papel do líder é prover seus liderados de tudo o que for necessário - física e psicologicamente - para que eles se desenvolvam pessoal e profissionalmente, para atingir a plenitude de suas competências no sentido de alcançar as metas esperadas pela organização.

III. o líder não trabalha para a empresa, trabalha para os seus liderados. Estes sim é que trabalham para a empresa, são eles que “produzem” os resultados. Cabe ao líder dar-lhes o “rumo” (visão) e provê-los do que eles necessitam para atingir as metas. Cabe ao líder desenvolver a comunidade empresarial e cuidar do clima organizacional.

IV. Servant Leadership é a Liderança Efetiva porque gera nos liderados o sentimento espontâneo de que seguir o líder e sua visão é o caminho para o próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Caracteriza-se assim como um processo motivador que faz com que as pessoas sejam o melhor que elas podem ser no sentido de alcançar os objetivos da empresa, para o bem comum.

A)Apenas as afirmações I e II estão corretas e se complementam;

B)Apenas as afirmações III e IV e se complementam estão corretas;

C )Apenas as afirmações I e III estão corretas e se complementam;

D)Apenas as afirmações II e IV estão corretas e se complementam;

E)Todas as afirmações estão corretas e se complementam

Resposta: _(E)_________________________________________________

Questão 2 - O líder autocrático tem como característica ser mais eficaz em situações estruturadas e com objetivos bem definidos. Apesar de oferecer mais segurança aos liderados em momentos de tensão, provoca um clima sócio-afetivo negativo e alguma agressividade interna que pode conduzir a uma fraca coesão do grupo. Por outro lado, o tipo democrático parece ser mais eficaz em situações moderadamente estruturadas e com objetivos pouco claros. O incentivo à participação estimula a satisfação e promove uma elevada coesão do grupo. No entanto, ao repartir as responsabilidades pode aumentar os níveis de ansiedade de alguns membros do grupo.

Seguindo o modelo acima, descreva as características gerenciais do líder do tipo Liberal.

Resposta: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________

Questão 3- A teoria comportamental teve início na Ohio State University no final dos anos 40. Os pesquisadores procuraram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, chegando a duas categorias que respondiam pela maioria dos comportamentos de liderança descritos pelos subordinados. Os itens encontrados na descrição do comportamento dos lideres são de estrutura inicial ou estrutura de iniciação e itens de consideração.

Na estrutura de Iniciação o líder define e estrutura, o seu papel e o dos subordinados na busca da realização de metas. No item de Consideração o líder tem relações de trabalho caracterizadas por confiança mútua, respeito pelas idéias dos subordinados e interesse por seus sentimentos.

A grande diferença entre líder e chefe é que o chefe exerce o poder e obediência forçando a obtenção das metas; já os líderes influenciadores que são, alcançam os resultados pelo convencimento e pela consideração.

Portanto, o líder deve manter com seus liderados uma relação de respeito, por meio de uma disciplina consciente onde fazer o que se deve é em primeiro momento uma satisfação, depois uma consideração e por último uma obrigação, pois se houver inversão desta ordem, não há liderança e sim chefia. Por este motivo, deve existir entre líder e liderado um profundo respeito e não temor, onde a possibilidade de sanção é conscientemente entendida como sendo o meio de se estabelecer a lealdade, a confiança, a disciplina, a justiça e, sobretudo a liderança.

Baseado neste contexto pode-se atribuir os seguintes significados aos conceitos usados:

I. Para a satisfação o valor de necessidade de realização; para consideração o valor de princípios e para a obrigação o valor de responsabilidade.

II. Para satisfação o valor de recompensa; para consideração o valor de poder e para obrigação o valor de obediência.

III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com