TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo de Compromisso Livre e Esclarecido - Exemplo

Por:   •  12/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

SEMI PRESENCIAL I

DISCIPLINA: PESQUISA EM PSICOLOGIA

ALUNA: THAÍS MORAIS TAVARES

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE

Prezado (a) Senhor (a)

        Esta pesquisa é sobre a “Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho”. Está sendo desenvolvida por Thaís Morais Tavares, do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, sob a orientação da Prof.ª Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez.

         Os objetivos do estudo são identificar as situações que provocam sofrimento e adoecimento, afetando a saúde mental dos trabalhadores e, por consequência, a sua produtividade relacionada ao trabalho. Essa pesquisa possibilitará através de seus resultados, promover ações que proporcionem satisfação, saúde e valorização dos trabalhadores dentro das empresas.

        A coleta de dados será feita através de uma entrevista, onde será aplicado um questionário sobre condições de trabalho. O tempo utilizado para coleta dos dados será de aproximadamente quarenta minutos. Suas respostas serão tratadas de forma anônima e confidencial, ou seja, em nenhum momento será divulgado seu nome em qualquer fase do estudo. Quando for necessário exemplificar determinada situação, sua privacidade será assegurada. Os dados coletados poderão ter seus resultados divulgados em eventos, revistas e/ou trabalhos científicos.        

        O preenchimento deste questionário não oferece riscos imediato ao (a) senhor (a), porém considera-se a possibilidade de um risco mínimo, pois algumas perguntas podem remeter à algum desconforto, evocar sentimentos ou lembranças desagradáveis ou levar à um leve cansaço após responder o questionário. Caso algumas dessas possibilidades ocorram, o senhor (a) poderá optar pela suspensão imediata da entrevista.

        

______________________________________

Assinatura da pesquisadora responsável

Considerando, que fui informado (a) dos objetivos e da relevância do estudo proposto, de como será minha participação, dos procedimentos e riscos decorrentes deste estudo, declaro o meu consentimento em participar da pesquisa, como também concordo que os dados obtidos na investigação sejam utilizados para fins científicos (divulgação em eventos e publicações). Estou ciente que receberei uma via desse documento.

Canoas, 16 de março de 2019.                                  

_____________________________________________

Assinatura do participante ou responsável legal

                                                                                                                             

Contato com o Pesquisador (a) responsável:

Caso necessite de maiores informações sobre o presente estudo, favor entrar em contato com a pesquisadora Thaís Morais Tavares – E-mail: tavares.thais@hotmail.com ou para o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil - Endereço: Avenida Farroupilha, 8001 – Prédio 6, Sala 41. Bairro: São José – Canoas - RS. CEP: 92425-900. E-mail: pesquisa.canoas@ulbra.br – Fone: 3477-9122.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com