TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ministrado pelo Professor Claudemir

Por:   •  13/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Ministrado pelo Professor Claudemir

Cirlene Oliveira Silva

Matricula 751968

Filosofia, razão e modernidade

1)De acordo com Kant, a maioridade consiste em conforma-se aos preceitos e formulas que constituem a vida normal de uma sociedade. Esse é os sentido da razoabilidade presente naquilo que por convenção se designa como normalidade pois pessoas razoáveis não confrontam regras estabelecidas.

Resposta:

A palavra” conforma-se” não se encaixa para falar de maioridade. Conformar-se significa submeter-se. Neste sentido a maioridade significa segundo Kant o uso do seu próprio pensamento, não submetido ao pensamento alheio. A maioridade é utilizar seu próprio pensamento. E como se o conhecimento fosse a libertação. Sair do estado do comodismo.

O sentido da razoabilidade entendi que regras são estabelecidas de modo geral para a sociedade. Regras segundo Kant tem de ser compridas porque estamos sujeitas as leis. Estas leis e condutas se contra põe a vontade própria, dentro da razão.

Eu não posso decidir matar alguém e sair ileso sobre isto. Existe um princípio   a ser seguido dentro da razão. Outro exemplo o “discriminação” encontra se fundamentado dentro da ordem constitucional e é desprovido de razoabilidade. Segundo Kant a ética tem que está acima da moral, isto no contexto individual e social. Outro exemplo brechas dentro da lei a respeito do aborto quando há estrupo infantil ocasionando morte da criança, a igreja pode não concordar, mas a ética se sobressai sobre a moralidade.

2)Há um paradoxo implicado na expressão “ontologia históricas” se faz de ideias abstratas e metafisicas e, portanto, deveriam ser por definição universais e alheias a historicidade. O caráter histórico que Foucault diz caracterizar o pensamento esclarecido se restringe a compreender os problemas do mundo presente

Resposta:

 Há uma contradição da palavra ontologia histórica porque estas palavras não são compreendidas juntas, porque ontologia diz respeito as propriedades do ser. E a palavra metafisica diz respeito do estudo da existência do ser. São contrarias a historicidade.

Não se restringe apenas em compreender os problemas do mundo presente, ele compreende um universo do saber, do poder e da verdade, Foucault vai se distanciar do modelo tradicionais do estudo do ser. Está mais próximo da atitude crítica, da subjetividade, do poder e saber e da verdade. isto explica compreender a história e não somente o ser humano atual.

3)Pode se dizer que o conceito kantiano de despotismo pessoal ao qual a pessoa esclarecida deve total obediência é idêntico ao despotismo da razão preconizado por Foucault. Ambos os pensadores entendem que o pensamento crítico é uma tarefa a ser encampada conscientemente por uma pessoa capaz de pensar automaticamente embora seja também um fenômeno coletivo.

Resposta

 É incorreto afirmar que Kant deve total obediência ao despotismo uma vez que seu pensamento está para o coletivo e a ética mesmo seguindo regras, Indivíduos que tem o próprio pensamento e conhecimento, sai da menoridade, e passam a ser esclarecidas e não manipuladas. Para Foucault o poder não pode ser localizado, o poder acontece através de força e não pode estar alheia a sociedade, através de mecanismos, um olhar sobre diferentes lutas da sociedade.

 Algumas detém o conhecimento e usa este poder para manter as pessoas no estado de comodidade, de não pensar por si mesmo, de não questionar são manobras de manipulação. O despotismo no pensamento de Kant o estado age e cria leis particulares a vontade própria do governante, não há consultas pela a sociedades ou a liberdade razoável substituindo o coletivo pelo o individual arbitrário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com