TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao Centro Universitário

Por:   •  6/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                                             

[pic 2]

DISCENTE

Alyce Kelly Correia Rodrigues
Sarah Mariana Garcia De Araújo







(ATIVIDADE A1)












Trabalho apresentado ao Centro Universitário - UNINORTE, como pré-requisito para nota da disciplina (DIVERSIDADE HUMANA)






Rio Branco-AC

2023

  1. “A antropologia, portanto, é uma ciência cujo objeto de estudo é o homem na sua totalidade, ou seja, nos seus aspectos históricos, biológicos, sociais e culturais”. Explique esta afirmação.

O objetivo primordial da antropologia é compreender a gênese e a evolução da humanidade.  Para conseguir isso, os antropólogos mergulham no passado para investigar as raízes da existência humana.  Dependendo de sua escolha de especialização, eles empregam vários métodos, como físicos ou biológicos, culturais, sociais ou linguísticos, para explorar esta área de estudo.

 

  1. Há diferentes formas de classificar os ramos e campos interdisciplinares dessa ciência, considerando possíveis polos de atuação (antropologia simbólica, social, cultural, estrutural e sistêmica) e/ou a relação com outras ciências, como arte (antropologia da arte), medicina (antropologia da saúde), Direito (antropologia jurídica), biologia e sociologia. Cite e explique 4 exemplos desses ramos.
  • Antropologia Física, se aprofunda no aspecto biológico do ser humano, buscando compreender os processos fisiológicos que moldaram nossa evolução;  
  • Antropologia Cultural, gira em torno do homem como ser cultural, explorando as diversas manifestações da cultura, ritos e comportamentos de diferentes grupos e processos históricos que são adquiridos e manifestados por meio do aprendizado.
  • Antropologia Social, explora a intrincada relação entre os seres humanos e a sociedade e como eles interagem dentro de várias instituições.  O campo investiga as diferenças que existem entre os grupos humanos e as conexões sociais que eles formam em várias facetas da vida, incluindo família, economia, política, religião e direito.
  • Antropologia Linguística, explora a experiência humana através das lentes da linguagem. Este campo de estudo examina como os indivíduos se comunicam e se expressam em contextos sociais e culturais, seja por meios falados, escritos ou artísticos.

 

  1. A sociedade de massas pode ser entendida, assim, como a sociedade em que os indivíduos agem de forma semelhante no tocante aos gostos e interesses. Diante disso, aponte as principais características das sociedades de massas.

  •  forma de estruturação social observada em sociedades industriais e imersas no processo de modernização;
  • presença de comportamentos de consumo e produção em massa de bens, produtos e serviços;
  • grandes populações das metrópoles, que constituem-se como sociedades de massas.

  1. Discorra sobre a abordagem crítica quanto à massificação do homem e da sociedade.
  • Padronização em uma sociedade urbanizada, moderna e industrializada, isto é,uma sociedade capitalista e baseada no consumo.
  • O homem massificado é aquele em que não podemos distinguir a sua autonomia, história, escolhas e individualidade, pois é igual a todo mundo.
  • Diante das práticas de consumo e do estilo de vida — em que se espera que o indivíduo tenha determinados bens e produtos, utilize serviços e se insira no mundo do trabalho de determinadas formas, pautadas em racionalidade e formalismo —, fica mais fácil compreender a abordagem crítica

 

  1. Explique a diferença entre difusão cultural, aculturação e endoculturação.

Segundo o historiador francês , aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra. Difusão cultural ou Difusionismo é a teoria que trata do desenvolvimento de culturas e tecnologias, particularmente na história antiga.

 Em associação, há o conceito de endoculturação, que é o processo contínuo de aprendizagem de uma cultura através de valores e experiências. Existe ainda o conceito de aculturação, que é o processo de modificação de uma pessoa ou grupo ao adaptar-se à outra cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (229.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com