TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Terapia Familiar Sistêmica

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

  1. O que é Terapia Familiar?

É a terapia voltada para a família, onde se busca o equilíbrio da mesma. Nesta terapia não existem certezas absolutas, a realidade e a verdade são circulares. Os indivíduos do sistema são vistos como pessoas que respondem a comportamento de outros, sendo assim, é um sistema que reage a si mesmo em cada indivíduo, considerando que nenhum possui características inatas. Na Terapia Familiar não se É, e sim se ESTÁ, e o que importa são os vínculos e não a pessoa isoladamente.

  1. O que é um sistema?

Sistema é um conjunto de elementos que se relacionam entre si, sendo que qualquer alteração em um dos elementos altera os demais do sistema.

 O todo é considerado mais que a soma de suas partes; cada parte só pode ser entendida no contexto do todo; uma mudança em qualquer uma das partes afeta todas as outras partes. (Papp, 1992, p. 22).

O sistema no sentido familiar possui algumas características: O sistema é uma complexidade organizada; O sistema pode ser fechado ou aberto; O sistema possui limites; O sistema é permeável; O sistema é homeostático; O sistema possui a capacidade de diferenciação; Cada elemento dispõe de qualidades emergentes; O princípio de eqüifinidade está ligado a capacidade do sistema de se reunir em torno de uma missão coletiva ou de uma finalidade comum.

  1. O que são estressores verticais e horizontais? Cite exemplos.

Verticais: padrões de relacionamento e funcionamento que são transmitidos transgeracionalmente (ex: atitudes, experiências, tabus, rótulos, questões opressivas familiares, etc).

Horizontais: questões desenvolvimentais, tanto aos eventos predizíveis (ex: Casamento, nascimento dos filhos, entrada dos filhos na escola...), como os impredizíveis (ex: Morte prematura, nascimento de criança deficiente, guerra, acidentes em geral....).

4.        Explique os conceitos: estrutura familiar, subsistemas e fronteiras.

Estrutura Familiar: “É o conjunto invisível de exigências funcionais que organizam as maneiras pelas quais os membros da família interagem” (Minuchin, 1982, p.57).

A estrutura familiar é composta por um conjunto de regras que governam as transações da família. Existem tipos de estruturas para a família:

Estrutura familiar rígida: Posicionamentos e regras entre os membros são extremamente rígidos, sem variações de normas e papéis.

Estrutura familiar caótica: Não há delimitação clara de regras e normas, não havendo limites entre posições e papéis.

Subsistemas: Subsistemas podem ser formados por geração, sexo, interesse e função. Um mesmo indivíduo pode pertencer a vários subsistemas

Os subsistemas são reagrupamentos particulares de membros do sistema geral, atendendo a critérios que tornam possível uma vinculação mais específica da qual derivam relações peculiares em função de vínculos específicos que se ligam entre si (Ríos González, 1994).

Existem tipos de subsistemas: Subsistema conjugal: É formado por dois adultos (marido e mulher) que possuem vínculo afetivo e compartilham interesses, metas, objetivos e aspirações.

Subsistema parental: Está relacionado ao fato de “ser pai e ser mãe”, progenitores e vínculos afetivos com novos seres.

Subsistema fraternal: É formado pelos filhos; relação entre iguais (irmãos).

Fronteiras: Especificam o que faz e o que não faz parte do sistema. Qualquer coisa dentro das fronteiras tem a propriedade de um sistema e obedece às suas regras. E qualquer coisa fora torna-se parte do ambiente. Exemplo: As fronteiras que cercam os subsistemas dos irmãos devem permitir alguma intrusão dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com