TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Familiar Sistêmica

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 12
  1. INTRODUÇÃO

A primeiro momento não tem como falar deste assunto sem introduzir termos chave para o entendimento do todo, ressaltando o termo “comportamental” temos que entender um pouco sobre as formulações teóricas que servirão para embasar o seu uso no texto.

Dentre os teóricos que mais se destacaram no comportamentalismo podemos destacar consecutivamente o Pavlov, baseado no condicionamento clássico, Watson que desenvolveu o Behaviorismo Metodológico, Joseph Wolpe com introdução da Dessensibilização Sistemática e por último e mais marcante o B. F. Skinner com o Behaviorismo Radical, principalmente com o termo “operante” que revolucionou os estudos da ciência comportamental.

A psicologia behaviorista utiliza-se de vários termos que determinam suas diretrizes para s formulação de sua teoria, entre ele temos: O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente, não eliciavam respostas em determinado organismo. Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes; outro termo é o Comportamento Operante que inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente. Entre outros termos podemos destacar o reforço, a punição, a modelagem, etc.

Embora não haja uma única figura responsável pelo desenvolvimento da terapia familiar comportamental, três líderes desempenharam um dominante papel: um psicólogo, Gerald Patterson; um psiquiatra, Robert Liberman; e um assistente social, Richard Stuart.

Gerald Patterson foi o mais influente no desenvolvimento do campo de do treinamento comportamental dos pais, ele e seus amigos colaboradores baseado em métodos de amostragem treinaram pais nos princípios da teoria da aprendizagem social e elaboraram estratégias cuidadosas para eliminar o comportamento indesejável e substituí-lo pelo comportamento desejável.

A segunda figura foi Robert Liberman que esboçou a aplicação de uma estrutura de aprendizagem operante para os problemas familiares de quatro adultos com depressão, além de empregar o manejo das contingências de reforçadores mútuos.

A terceira maior influência foi a abordagem de contingências de Richard Stuart, que em vez de se concentrar em como o comportamento indesejado de um membro da família poderia ser modificado ele concentrou-se como a troca de comportamento positivo podia ser maximizada.

Durante a década de 1970, a terapia familiar comportamental foi desenvolvida em três blocos importantes: treinamento dos pais, terapia conjugal comportamental e terapia sexual e depois disso dois desenvolvimentos adicionais aumentaram ainda mais a popularidade e a influencia da terapia comportamental.

  1. DESENVOLVIMENTO FAMILIAR NORMAL E DESENVOLVIMENTO DOS TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO

Os terapeutas de família comportamentais têm pouco a dizer sobre o desenvolvimento do comportamento normal ou anormal, pois concentram-se sua atenção em descrições do estado de coisas atual.

Os comportamentalistas descobriram que o afeto, a comunicação e o cuidado dos filhos são os comportamentos mais importantes para a satisfação conjugal. Eles começaram a divulgar alguns estudos empíricos alguns detalhes para uma satisfação conjugal.

Alguns comportamentalistas consideram as habilidades de comunicação como um determinante poderoso para o sucesso conjugal, enquanto outros enfatizam a gratificação sexual. Por outro lado, enfatizam consistentemente a necessidade de desenvolver habilidades de relacionamento.

Em relação ao desenvolvimento dos transtornos de comportamento, a terapia familiar é usada para ensinar os pais a aplicar a teoria da aprendizagem para controlar seus filhos; para ajudar casais a substituir o controle aversivo pelo controle positivo; e a descondicionar a ansiedade em parceiros com problemas sexuais.

  1. OBJETIVOS DA TERAPIA

Os objetivos gerais da terapia comportamental são aumentar o índice de alterações compensadoras, estimulando a mudança de comportamento positiva; reduzir o índice de coerção e controle aversivo; e ensinar habilidades mais eficientes de comunicação e resolução de problemas (Gurman;knudson,1978) Todos os casais, com o tempo entram em conflito, por isso a necessidade da manutenção da harmonia familiar para resolução de problemas. É fundamental discutir as preocupações, descrever o próprio sentimento e solicitar mudanças no outro, não apenas criticar ou se queixar. Por exemplo, uma pessoa que diz: “eu tenho me sentido solitário e preciso da sua atenção”, tem maior probabilidade de conseguir mudanças positivas, do que quem diz: “você nunca se importa com o que eu quero”. As preocupações devem ser expressas como solicitações e não como ataque.

         Com relação aos filhos, os pais normalmente reagem ao comportamento problemático com repreensões, porém essas atitudes que parecem punições, podem, na verdade, estar reforçando a atitude da criança. Um pai/mãe mesmo estando zangado, está nesse momento, oferecendo atenção ao filho. Além disso, existe a questão de que os pais fazem ameaças que não cumprem; eles usam punições tão leves que não surtem efeito ou tão severas que causam medo e ansiedade, em vez de uma aprendizagem adequada.

                        O terapeuta familiar molda o tratamento para que ele se adapte a cada situação, com o objetivo de eliminar o comportamento indesejável e aumentar o positivo, definido pela família (Azrin, Naster e Jones, 1973).

                        As etapas da terapia familiar são:

  1. Realizar uma avaliação detalhada.
  2. Determinar a frequência básica do comportamento problemático.
  3. Orientar e proporcionar informações sobre o sucesso do tratamento.
  4. Estabelecer estratégias específicas para mudanças do que está sendo tratado de acordo com cada família.

  1. TREINAMENTO COMPORTAMENTAL DOS PAIS

A terapia comportamental começa com a visão dos pais de que a criança é o problema. sendo que a maior parte dos terapeutas de familia começam pela suposição de que o problema é afamilia,não individuo,de forma que toda familia e convocadac para resolve-lo .

Os comportamentalista dizem que o que os distingue não é tanto um conjunto de tecnicas, mas o fato de eles aplicarem o principio da psicologia experimental e social, as tecnicas são agrupadas em três categorias principais: Condionamento Operante,Condicionamento Respondente e técnicas Cognitivas/ Afetivas. Mas a técnicas mais usada éo condicionamento operante, em que os reforçadores empregados podem  ser tangiveis ou sociais.  Bandura,1969 nos traz que sorrir elogiar e dar atenção foram considerados tão eficaz quanto dinheiro ou bala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (183.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com