TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia Familiar Boweniana

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL – UNIBRASIL

YULIA BARACUY LACERDA

RESUMO: OS DESAFIOS DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

CURITIBA

2020

YULIA BARACUY LACERDA

RESUMO: OS DESAFIOS DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado para o curso de graduação em Psicologia, Escola de Saúde, do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Teorias da Psicologia Sistêmica.

Profª. Flávia Diniz Roldão.

CURITIBA

2020


CAPÍTULO 9 - TERAPIA FAMILIAR BOWENIANA

Murray Bowen, psiquiatra e um dos principais fundadores da terapia familiar, desenvolveu sua teoria que acabou principiando de práticas psicanalíticas. Esta teoria é reconhecida como a que tem uma visão mais abrangente do comportamento e dos problemas humanos. Para ele, mesmo ao alcançar os maiores níveis de maturidade, maioridade e independência, a família não deixa de integrar quem nós somos, ela não sai de nós. Sua teoria se concentra em torno de duas forças de vida que se compensam, e o ideal é que ambas estejam em equilíbrio: aquelas que almejam a libertação e a individualidade, e aquelas que ligam as personalidades na união familiar. A grande dificuldade ocorre quando há uma polarização em um desses fatores, por outro lado, o sucesso desses, Bowen denomina de Diferenciação do self, que é a grande capacidade de separar o sentimento do pensamento. Para o psiquiatra, todas as famílias passam por um processo de fusão e diferenciação e os problemas mais consideráveis de nossas vidas acabam sendo os relacionamentos não resolvidos com nossa família original. Quando existe a indiferenciação, os membros da família são facilmente levados a atitudes carregadas de emotividade, a marca principal é a reatividade. Bowen aponta também que a maior parte dos problemas familiares são triangulares, que isso se forma na tentativa de dar conta da ansiedade produzida nos relacionamentos interpessoais na família. Pode-se concluir que, a terapia familiar boweniana trabalha para que o indivíduo aprenda cada vez mais sobre si e sobre seus relacionamentos, ela diminui o foco nos sintomas, aponta para um aprofundamento na dinâmica processual familiar, e favorece o caminho da autodescoberta para que a pessoa possa lidar de forma mais livre com sua própria vida.

  • Objetivo principal da teoria de Murray Bowen é aumentar a habilidade da pessoa para distinguir o pensamento do sentimento (em si mesmo e nos outros) e aprender a usar esta habilidade para direcionar sua vida e resolver seus problemas. É também reduzir a ansiedade e aumentar a diferenciação do self. 
  • No sistema boweniano, considera-se que os sintomas resultam do estresse que excede a capacidade de uma pessoa para lidar com ele. Para Bowen, os transtornos de comportamento, brandos ou severos, resultam da fusão emocional transmitida de uma geração para a próxima. Os sintomas são produto de uma reação emocional, aguda ou crônica.

  • As técnicas mais utilizadas por Bowen incluem, o genograma, o triângulo terapêutico, as experiêcias de relacionamento, o treinamento, a “posição eu”, a terapia familiar múltipla e as Histórias de Deslocamento. É importante ressaltar que o próprio Bowen afirmava que o terapeuta deveria ter cuidado na aplicação das técnicas, pois o mais importante e principal que qualquer técnica é a compreensão do funcionamento familiar.
  • Para Bowen, a pessoa diferenciada não precisa se isolar, mas pode permanecer em contato com outros e manter sua integridade. Além disso, uma família sadia é aquela que mantém um contato emocional viável de uma geração para outra.

DÚVIDA: Como que o terapeuta deve agir quando a própria família, ou o pai e mãe, impedem que o indivíduo tenha autonomia e liberdade? Isso dificulta a procura pela diferenciação do self?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com