TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UBS: definição e atuação do psicólogo

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias Específicas de Intervenção Psicológica: Saúde

UBS – Unidade Básica de Saúde

  1. Definição:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é oferecer a população serviços básicos e gratuitos, próximos à casa dos cidadãos e uma atenção à saúde de qualidade. Os usuários do SUS têm acesso às ações de promoção, prevenção e recuperação.

O trabalho do psicólogo pode ser identificado nesses planos, cujas ações são voltadas para a promoção da saúde. As atividades deste profissional estão descritas na classificação do psicólogo clínico, que atua na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando o enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional (Souza & Garbinato & Martins, 2012).

  1. Papel e atuação do psicólogo na UBS:

A atuação do psicólogo na saúde pública em geral é atribuída a função de oferecer apoio emocional ao paciente, a família e a equipe. Cuja função do psicólogo é a realização de atendimentos de demanda livre, retornos de atendimentos, realizações de grupos, orientações e encaminhamentos (Dias & Silva, 2016).

Apesar de estar inserido numa unidade básica de saúde o psicólogo fica encarregado quase que exclusivamente das demandas de saúde mental. Dessa forma seu trabalho fica isolado do restante da unidade que cuida das outras demandas dos pacientes – que vai em contrapartida ao modelo apontado pelo SUS que é o de integração entre as equipes – fazendo com que a troca de experiências e corresponsabilização do cuidado não se efetive na prática (Dias & Silva, 2016).

A especificidade do trabalho do psicólogo se encontra em atividades que envolvam escuta e terapia e a grande demanda nesses serviços públicos ocasiona em uma busca de solução imediata da demanda, dificultando um planejamento e execução de atividades multiprofissionais (Dias & Silva, 2016).

Para Dimenstein (1998) uma das dificuldades encontradas pelo psicólogos na realização da psicologia nas UBS se dá ao despreparo para o trabalho, decorrente da formação acadêmica para a área e do modelo limitado de atuação. O profissional ainda mantém o modelo tradicional clínico ao atuar na UBS (Dias & Silva, 2016).

Segundo Dias e Silva (2016) o psicólogo é um membro importante para a realização de um trabalho em equipe apesar de realizarem poucas atividades em conjunto. Acredita-se que o psicólogo ajudaria muito ao oferecer suporte nas relações extra-atendimentos e no acolhimento da própria equipe, propiciando a construção de vínculos.

 O papel do psicólogo na saúde pública é o de mediador entre as políticas públicas, entre a equipe e a comunidade assistida.  Cuja presença dos psicólogos nas unidades básicas de saúde gere um acolhimento nas demandas por resolutividade e um acolhimento e integração com a equipe, no qual a expectativa é de que os psicólogos atenuem os problemas de saúde mental e envolvem nas demandas de saúde geral da atenção básica (Dias & Silva, 2016).

REFERÊNCIAS:

DIAS, Francielle Xavier; SILVA, Luis Carlos Avelino da. Percepções dos profissionais sobre a atuação dos psicólogos nas unidades básicas de saúde. Rev. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 36. n. 3. pag, 503-505. Uberlândia, 2016.

DIMENSTEIN, Magda Diniz Bezerra. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios para a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia. pag 53-81. Teresina, 1998.

SOUZA, A. L. M; GARBINATO, L. R; MARTINS, R. P. S. A atuação do psicólogo no sistema único de saúde: uma revisão. Interbio. v. 6. n. 1. Dourados, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com