TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Significativas na Avaliação da Inteligência

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa intitulada "Variáveis Significativas na Avaliação da Inteligência" da autora Irai Cristina Boccato Alves, realizada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, aborda a complexa influência de várias variáveis na avaliação da inteligência por meio de testes psicológicos. O estudo explora a necessidade de considerar cuidadosamente essas variáveis ao estabelecer normas e interpretar os resultados dos testes em diferentes áreas e contextos psicológicos.

O artigo inicia enfatizando a importância dos testes de inteligência em diversas áreas, como avaliação ocupacional, educacional, clínica, hospitalar e judiciária. Destaca que o uso desses testes requer normas apropriadas para a população em que serão aplicados, ressaltando que as normas não são universais e devem ser específicas para cada grupo, levando em conta diferenças culturais, sociais e outras características relevantes.

A autora então aborda várias variáveis que influenciam os resultados dos testes de inteligência, incluindo o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, o Teste Goodenough e sua revisão Goodenough-Harris, e outros testes aplicados a crianças e adultos. Isso inclui o nível socioeconômico, gênero, idade, série escolar e grau de escolaridade. A pesquisa ilustra a influência do nível socioeconômico por meio de exemplos, mostrando diferenças estatisticamente significativas nas pontuações dos testes entre crianças de diferentes classes sociais. A autora também destaca a importância de normas separadas para escolas públicas e particulares, devido às discrepâncias nos resultados.

A variável de gênero também é discutida, com a pesquisa observando que os resultados variam dependendo do teste, da faixa etária e de fatores culturais. Idade e escolaridade são identificadas como variáveis-chave, com os resultados aumentando com a idade em crianças e uma relação mais complexa entre idade e inteligência em adultos, influenciada por fatores educacionais e experiências de vida.

O artigo conclui enfatizando a complexidade da avaliação da inteligência e a necessidade de considerar e controlar essas variáveis ao criar normas para testes de inteligência e ao interpretar seus resultados em diferentes contextos e populações. Também destaca a importância da constante atualização das normas dos testes, especialmente em relação à idade, para garantir avaliações precisas e significativas.

Referência

ALVES, Irai Cristina Boccato. Variáveis significativas na avaliação da inteligência. Psicologia escolar e educacional, 2: 109-114, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/WzMZFyZyQWsYQMrpxw8xHTq/. Acesso em 19 de set. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com