TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição para a educação Vygotsky

Artigo: Contribuição para a educação Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições para a educação

Falar sobre Lev Vigotsky não é difícil, jovem estudioso do desenvolvimento humano. Embora tenha morrido muito jovem com apenas 37 anos, ele produziu mais de 200 trabalhos científicos os mais conhecidos no livro Pensamento e Linguagem.

Contribuindo assim para a educação de maneira bastante quantitativa, sendo que é até hoje seus trabalhos são objetos de estudo nas escolas e universidades, pois sua obra está em pleno processo de descoberta e debate em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Vygotsky fundou a psicologia histórico cultural ( ou teoria histórico social),e foi o primeiro psicólogo moderno a ressaltar que a cultura se integra ao homens pela atividade cerebral estimulada pela interação entre parceiros sociais mediada pela linguagem,a ferramenta que torna o homem verdadeiramente humano.

Segundo Vygotsky é importante avaliar as crianças pelo que elas estão aprendendo e não pelo que já aprendeu,sua teoria procura avaliar os processos mentais envolvidos na compreensão do mundo .

È importante ressaltar que o modelo de aprendizado descrito por suas ideais representou um grande avanço para pedagogia, principalmente quando descreve a zona de desenvolvimento proximal segundo ele uma das etapas de aprendizagem mais importantes.

Vale resaltar que para entender melhor suas ideias é fundamental saber de quatro pensamentos chaves vygotskyano, sendo eles interação, mediação, internalizarão, e ZDP (zona de desenvolvimento proximal).

Ele descobriu também que para melhorar o níveo da aprendizagem mais do que agir é preciso interagir, pois segundo ele todo indivíduo adquire seus conhecimentos a partir de relações interpessoais de troca com o meio por essa razão é chamado de interativo e aquilo que parece individual na pessoa é o resultado da construção da sua relação com o outro.

Volto chamar a atenção para a linguagem e dos símbolos escolhidos como metáforas que é a interação através da linguagem que realiza uma espécie de interação com as culturas Vygotysky entende que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem e é de suma importância para o se humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com