TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky

Seminário: Vygotsky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Vigotsky ,(17 de Novembro de 1896 Moscou, 11 de junho de 1934),foi um cientista humano bielo-russo.

Contribuições de Vigotsky,o jogo é considerado um estímulo á criança no desenvolvimento de processo internos de construção do conhecimento e no âmbito das relação com os outros.

Desenvolvimento proximal, possibilitando á criança vivenciar situações que levam a comportamentos além dos habituais. Para a criança de 0 a 3 anos o objetivo se sobrepõe ao significado. A criança precisa ver, tocar e manipular os objetos.

A situação imaginária de qualquer tipo de brinquedo já contém regras que demostram características de comportamento mesmo que de maneira implícita.

Piaget (Neuchâtel ,9 de agosto de 1896-Genebra,16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo Suíço.

Contribuições para Piaget, a primeira forma é definida como jogo de exercícios sensório-motor, segundo Piaget, essas três formas básicas de atividade lúdica caracterizam a evolução do jogo para a criança, de acordo com a fase do desenvolvimento em que aparecem. A segunda forma de atividade lúdica proposta por Piaget é o jogo simbólico, os jogos de regras constituem a terceira forma de atividade lúdica da criança. A quarta forma é aborda no jogo de construção, que o autor define como jogos que possibilitam a reconstrução do real, o que pode ocorrer com um objeto, um fato, cenário ou acontecimento. Piaget defende o jogo como um elemento que contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Kishimoto-Jogo: Define um segundo nível, conceituando como um sistema de regras, o que se constituiria na sua característica principal.

Brinquedos: Supõe uma relação íntima com a criança, na qual não há um sistema de regras para sua utilização.

Brincadeiras: A brincadeira que envolve a representação de papéis considera o sujeito como um todo, pois coloca em ação pensamentos, imaginação, raciocínio, memória, sentimentos, resolução de conflitos e tc.

Ao uso do jogo, brincadeiras são recurso pedagógico no momento da elaboração da atividade de ensino, ao considerar o aluno no plano afetivo ,cognitivo ,os objetivos e os elementos culturais capazes de colocar o pensamento da criança em ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com