TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wilhelm Reich e a Psicologia do Corpo

Por:   •  12/7/2018  •  Resenha  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 9

Unespar

Universidade Estadual do Paraná

Síntese:

Wilhelm Reich e a psicologia do corpo

Andessa Geraldi

Darlene Oliveira

Eduarda

Jackeline

Paranaguá 2018

Wilhelm Reich foi o fundador da psicologia somática e da psicologia orientada ao corpo, sendo percursor das atuais terapias que trabalham com a vida emocional do corpo.

Nasceu em 24 de março de 1897 em Galícia na Áustria, quando jovem aconteceu uma tragédia familiar quando sua mãe cometeu suicídio, após Reich ter contado ao pai sobre o caso dela com seu tutor. Foi membro praticante da sociedade psicanalítica de Viena. Foi assistente de Freud, se envolveu com politica filiando-se ao partido comunista, primeiras clinicas de higiene sexual, fez experimentos laboratoriais com bioenergética, criou o Orgone Institute, seus livros e revistas foram proibidos e queimados, foi preso por desobediência e morreu de doença cardíaca em uma prisão federal em 1957.

Por volta de 1950, Reich ocupou-se com experimentos envolvendo acumuladores de energia orgônica: caixas e outras invenções que, segundo ele, armazenam e concentram energia orgônica.

Seu interesse pelo Marxismo e a psicanalise fizeram-no escrever diversos livros, Reich afirmava que a psicanalise é uma ciência materialista e revolucionária, que atuaria no conflito e resolução de conflito. Buscou estender o conceito de caráter individual que foi estudado por Marx, estudando sobre o autoritarismo e a formação do caráter.

O interesse de Reich pela sexualidade humana constitui um tema importante que persistiu durante toda sua carreira.

 De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para varias situações, inclui atitudes e valores conscientes, estilos de comportamento (timidez, agressividade, e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo).

Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o consequente medo da punição.

Descobriu que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso em termos de rigidez muscular ou couraça muscular, que a perda da couraça muscular liberava considerável energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise, começou a trabalhar de forma direta no relaxamento da couraça muscular, o trabalho psiquiátrico de Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções através do trabalho com o corpo.

Começou com técnicas de atitudes físicas: analisava a postura de seus pacientes e seus hábitos físicos a fim de conscientizá-los de como reprimiam sentimentos em diferentes partes do corpo.

Fazia o paciente intensificar uma tensão em particular a fim de se tornar mais consciente dela e liberar a emoção que havia sido presa naquela parte do corpo, Só depois que a emoção “engarrafada” fosse expressa, é que a tensão crônica poderia ser abandonada por completo. Aos poucos, Reich começou a trabalhar diretamente com suas mãos sobre os músculos tensos a fim de soltar emoções presas a ele.

Em seu trabalho sobre couraça muscular, ele descobriu que tensões musculares crônicas servem para bloquear uma das três excitações biológicas: ansiedade, raiva ou excitação sexual. Ele concluiu que couraça física e psicológica eram essencialmente a mesma coisa, tem a mesma função no mecanismo psíquico, (não se separam).

O termo “caráter genital” foi usado por Freud para indicar o último estágio do desenvolvimento psicossexual. Reich adotou para especificar a pessoa adquiriu potência orgástica.

Reich descobriu que assim que seus pacientes renunciavam à sua couraça e desenvolviam potência orgástica, muitas áreas de funcionamento neurótico mudavam de forma espontânea.

No lugar de rígidos controles neuróticos, os indivíduos desenvolviam uma capacidade para auto-regulação, ou seja, capaz de agir em termos de suas próprias inclinações e sentimentos ao invés de seguir um código estabelecido por outros.

Depois da terapia reichiana, muitos pacientes que antes eram neuroticamente promíscuos, desenvolviam grande ternura e sensibilidade e procuraram de forma mais espontânea, relacionamentos mais duráveis, aqueles cujos casamentos eram estéreis e sem amor descobriram que já não poderiam ter relações sexuais apenas por obrigação.

Os caráteres genitais não estão aprisionados em suas couraças; São capazes de se encouraçar, quando necessário, contra um ambiente hostil; Sua couraça é feita mais ou menos conscientemente; Essa couraça pode ser dissolvida quando não houver mais necessidade dela; Reich escreveu que caráteres genitais trabalham sobre seu complexo de édipo de maneira que o material edipiano já não é mais tão intensamente carregado ou reprimido.

O caráter genital é capaz de experimentar livre e plenamente o orgasmo sexual, descarregando por completo toda libido excessiva.

O clímax da atividade sexual é caracterizado pela entrega à experiência sexual e pelo movimento desinibido, involuntário, ao contrário dos movimentos forçados e até mesmo violentos dos indivíduos encouraçados.

Em seu trabalho sobre couraça muscular, Reich descobriu que a perda da rigidez crônica dos músculos resultava frequentemente em sensações físicas particulares, sentimentos de calor e frio, formigamento, coceira e um “despertar” emocional

Descobriu também que a mobilização e a descarga de bioenergia são estágios essenciais no processo de excitação sexual e orgasmo.

Os principais conceitos de Reich são todos derivados do conceito de libido de Freud. Ele acrescentou á psicanalise o conceito de caráter como uma estrutura integrada ao ego, introduzindo o conceito de couraça de caráter e os aspectos físicos de defesa do organismo.

A fórmula do orgasmo: os órgãos sexuais se enchem de líquido – tensão mecânica; ocorre intensa excitação – carga bioenergética; a excitação sexual é descarregada nas contrações musculares – descarga bioenergética; ocorre relaxamento físico – relaxamento mecânico.

 Principais conceitos da energia orgônica:  É livre de massa, não tem inércia nem peso; Está presente em qualquer parte, embora em concentrações diferentes, até mesmo num vácuo; é o meio para a atividade eletromagnética e gravitacional, o substrato da maioria dos fenômenos naturais básicos; a energia orgônica está em constante movimento  pode  ser observada sob condições apropriadas; altas concentrações de energia orgônica atraem energia orgônica                             de ambientes menos concentrados; a energia orgônica forma unidades que se tornam o centro da atividade criativa. Estas incluem células, plantas, animais, nuvens, estrelas e galáxias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com