TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NA FILME "AMOR SEM ESCALA"

Projeto de pesquisa: ÉTICA PROFISSIONAL NA FILME "AMOR SEM ESCALA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TUTOR À DISTÂNCIA: GILSON MARCOS DUTRA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Aylon Darwin Tavella RA 1299922126

Eduardo Gomes de Morais RA 3326024821

Marcelo Peixe Alves RA 3326021574

Rio Grande, RS – Junho/2013

1. INTRODUÇÃO

A ética, conforme vimos, é objeto de estudo desde os primórdios das civilizações e vem sendo estudada pelo homem época após época, e tal estudo se preocupa em analisar e entender os parâmetros de aceitação da conduta, honestidade, bons hábitos e princípios e também todas virtudes dos seres humanos, seja no âmbito familiar, escolar ou ainda no contexto profissional.

Nota-se aqui como tal assunto entre alinha-se em nossas vidas, estampando assim nossa imagem frente aos outros e a nós mesmos, ou seja, como somos realmente e como queremos ser vistos pelos outros.

Já no tocante ao meio empresarial, a ética pode ser vista e analisada por diferentes enfoques, pois sabemos que as empresas existem para fins lucrativos então a prioridade é a captação de clientes que adquirem produtos e deixam seu dinheiro na contrapartida, isto calculando uma margem de lucro e aí já começamos a ver valores diferentes entre as empresas.

Não devemos jamais nos esquecer que uma empresa é uma “pessoa jurídica” e desta forma não é dotada de valores, virtudes, moral e ética. Quem determina se a empresa será vista no mercado como uma empresa que agrega valores morais serão os comandantes da mesmas.

Como empresários e empreendedores que são, os gestores empresariais, deverão ter visão holística, ter valores e conduta apropriadas que automaticamente poderão acabar por se transferirem e propagar para todo o ambiente empresarial, disseminando assim uma cultura do bem estar social e comunitário onde o foco é o cliente e o lucro porém as formas de se obter os dois serão pensadas levando em consideração o bem estar do ser humano alinhado aos resultados esperados pela empresa, ou seja, o cliente feliz e a empresa prosperando.

O valor moral é um valor universal. Não pode ser relativizado no interesse de uma ou outra organização. Falar em moral empresarial ou ética empresarial só teria sentido se todas as empresas tivessem a mesma moral ou a mesma ética. Deve-se dizer “moral” ou “ética”. E que diferença existe entre os dois termos? Resposta simples e direta: a priori, nenhuma.. A palavra “moral” vem da palavra latina que significa “costumes” e a palavra “ética”, da palavra grega que também significa “costumes”. São, pois, sinônimos perfeitos e só diferem pela língua de origem.

Apesar disso, alguns filósofos aproveitaram o fato de que havia dois termos e lhes deram sentidos diferentes. Em Kant, por exemplo, a moral designa o conjunto dos princípios gerais, e a ética, sua aplicação concreta.

Outros filósofos ainda concordarão em designar por “moral” a teoria dos deveres para com os outros, e por “ética” a doutrina da salvação e da sabedoria. Por que não? Nada impede de se utilizar essas duas palavras dando-lhes sentidos diferentes. Mas nada obriga, porém, a fazê-lo, e, salvo explicação contrária, esses dois termos podem ser utilizados como sinônimos perfeitos.

A ética empresarial só pode ser, por definição, uma moral particular, específica (tal moral para a empresa X e outra moral para a empresa Y). Como Kant demonstra claramente, a moral em seu princípio é universal ou, pelo menos, tende a assim ser.(www.estudantesdeadm.com)

Cada empresa tem sua própria ética e entende que a sua é sempre melhor do que a dos concorrentes, e obviamente é melhor para si mesmo e não para os interesses alheios. Os outros consequentemente tem a mesma opinião. Esta é a ética do interesse particular.

As empresas se interessam pelo seus clientes e possíveis clientes devido ao seu poder de compra, pensando em lucrar na venda de seus produtos e serviços, desta forma “paparica” e “mima” a todos que potencialmente possam vir a dar retorno financeiro à ela.

As melhores empresas, aquelas em que a gestão é mais sensível, mais coerente, mais fraterna, poderão possivelmente contar com os melhores empregados ou colaboradores. Poderão dispor de um clima psicossociológico bem superior. Poderão ser, inclusive, empresas bem mais produtivas. Mas não é a empresa que é moral: são a sua direção e seus dirigentes, seus empregados. Não é a empresa que é ética ou moral, são os indivíduos que a compõem.(www.estudantesdeadm.com)

Cabe lembrar que a essência de uma empresa não pode ser esquecida, e levando em conta que uma ferramenta ou ainda um instrumento de gestão não deve ser considerado ou dito imoral e anti-ético. Não podemos ter uma ferramenta de gestão e dotá-la de valores morais pois não seria possível compatibilizá-la no gerenciamento empresarial. As empresas tem suas virtudes, porém para atingir suas metas disponibilizam mecanismos ou métodos que podem não ser considerados modelos exemplares de conduta ética e moral, lembrando que nelas trabalham pessoas e que dependem do funcionamento da mesma e da obtenção de seus resultados.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

A partir do filme “Amor sem Escalas” podemos concluir que o processo de comunicação dentro das empresas no momento da demissão é muito mais delicado do que parece e envolve inúmeros fatores e em resposta a várias situações que possam vir a ocorrer todos os envolvidos devem estar emocionalmente muito bem preparados. Isto requer além de um estudo de quem irá ser demitido uma análise criteriosa do método demissional adequado para cada tipo de pessoa.

O processo de demissão é uma situação muito complicada e requer um processo de comunicação adequado e planejado, pois não se tem ideia de como será a reação de determinada pessoa, pois cada um tem suas características e formas de pensar, agir e reagir de acordo com determinado momento, devendo ser levado em consideração que a comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um.

O filme trata dos efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com