TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Legislação Profissional

Tese: Ética e Legislação Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 18

Trabalho Completo pim iii ti

pim iii ti

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: dantts 04 novembro 2012

Palavras: 5086 | Páginas: 21

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III

Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

RELATÓRIO : TI não é apenas um agregador de valores aos negócios , faz parte dos negócios e direciona a tomada de decisões.

UNIDADE : PÓLO DO GAMA-BRASILIA

2012

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III

Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçã

Administração de Banco de Dados

Sistema de Informação

Matemática Aplicada

Ética e Legislação Profissional

RESUMO

Apresento neste relatório dentro do proposto tudo o que há de mais importante na área de TI ,segundo meu aprendisado e pesquisas na area.

Ao iniciar os levantamentos sobre Sistema de Informação , Banco de dados , Aplicação da Matemática e questões sobre Ética e Legislação profissional comecei a deparar com muitas informações e confesso ter tido a necessidade de organizar-me de maneira a não me perder no meio de tantas informações obtidas , afinal , não é fácil identificar e descrever os tópicos propostos de uma área de TI que possui 343 sistemas da informação, módulos , ferramentas , diversos bancos de dados relacionais , várias plataformas tecnológicas e websites corporativos em um parque de mais de 7 mil ativos (PCs , Macs, Notebooks, Macbooks, Monitores, impressoras, Scanners, coletores) .

O departamento de TI em 2004 contava com 27 áreas , e sofreu uma mudança, reduzindo para 7 áreas e vem ocorrendo muitas inovações no seu parque tecnológico.

Destaco , o super-sistema de apoio operacional denominado SIX-OPER que se encarrega de agregar valores a um dos negócios do Grupo Delta (produção de livros didáticos e não didáticos) , foi desenvolvido na plataforma Client/Server utilizando o Banco de Dados Oracle e a ferramenta Case Designer também da Oracle. Relaciono os principais softwares homologados para utilização na empresa e consegui também detectar a utilização da Matemática Aplicada na área de TI quando estava fazendo os levantamentos.

Na área de Segurança da Informação, obtive bastante conteúdo referente a Ética e Legislação profissional. O Grupo Delta conta com sistemas que monitora a segurança em todo o ambiente corporativo.

Palavra-Chave : Foco no que é crítico e relevante para o negócio.

SUMÁRIO

1. Introdução ........................................................................................................... 05

2. Relatório

2.1 A Estrutura da área de Tecnologia da Informação na Empresa Delta ...... 06

2.2 Aplicação do Banco de Dados na Empresa Delta .................................... 08

2.3 Sistema de Informação na Empresa Delta ................................................. 10

2.4 Matemática Aplicada na Empresa Delta ................................................... 13

2.5 Aplicação da Ética e Legislação Profissional na Empresa Delta ............... 14

3. Conclusão ........................................................................................................... 15

4. Referências ........................................................................................................ 16

1. INTRODUÇÃO

O Grupo Delta (nome fictício) foi a empresa escolhida , analisada e utilizada no trabalho por ser uma empresa "real" onde trabalho como prestador de serviços na área de TI.

Para elaborar este relatório , efetuei pesquisas no departamento de TI , aproveitei minha convivência profissional , domínio de alguns processos e também a facilidade para pesquisar outros profissionais de outras áreas do departamento. O trabalho acabou me ajudando a integrar com outros profissionais e a conhecer um pouco das outras áreas de TI como o pessoal responsável pela segurança das informações , como os DBA's que aprovam as mudanças realizadas nos modelos de dados , como o pessoal responsável pelas inovações tecnológicas.

Confesso que fiquei surpreso com o número de aplicativos , websites, portais que foram desenvolvidos internamente. A maioria deles utilizando o banco de dados Oracle e apenas 10% utilizando outros bancos de dados.

Foi questionando e fazendo levantamento que fui convidado a participar de alguns "workshop" como o SCRUM , PLSQL que muito me ajudou na elaboração deste relatório.

2. RELATÓRIO

2.1 A estrutura da área de Tecnologia da Informação na Empresa Delta

A Empresa Delta possui uma ótima estrutura na área de tecnologia da informação , composta pelas seguintes áreas :

* Projetos Especiais de TI : Responsável por Projetos que requer abordagem especifica e pontual , diferente dos processos de TI. Apóia as necessidades dos negócios e a definição da solução reconhecida pelo cliente como a mais apropriada

* Inovação de TI : Responsável por indicar e direcionar a área TI a adoção de tecnologias inovadoras que produza resultados significativos aos atuais, através de um processo continuo de inovação , parcerias e alianças com fornecedores de TI , experimentação tecnológica , escolha de solução. De acordo com o Padrão Político de utilização de Estações de trabalho no ambiente , todos os softwares instalados e utilizados, independentemente de exigirem ou não o uso de licenças, devem ser previamente homologados (testados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com