TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Psicologia Organizacional

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  1.674 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

 

     Discute-se, com certa frequência, o trabalho que o psicólogo organizacional realiza dentro das empresas e a importância da ética desse profissional. A ética, não só na área da psicologia, baseia-se na autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, sendo responsável por suas ações e consequências no exercício profissional ao ser estabelecido padrões esperados em sua prática.

     Neste trabalho, abordaremos a extrema importância que a ética representa no trabalho do psicólogo que atua em empresas, visando organizar e ajudar os funcionários para que estejam aptos a realizar da melhor maneira possível as tarefas que lhes forem designadas. A ética organizacional contém elementos formais e informais: código de ética, políticas, comunicação, treinamentos, monitoramento do sistema, sanções e recompensas formais e atenção a climas éticos (percepções compartilhadas pelos membros organizacionais relativas aos critérios: egoísmo, benevolência e princípios éticos) e cultura organizacional.

     Sendo assim, o psicólogo do trabalho deve estar em constante preocupação com a saúde organizacional como um todo. Ou seja, ele deve pensar tanto no quesito produtividade, quanto no quesito qualidade, propondo-se a estar disposto a entender os fenômenos psicológicos que ocorrem na organização e na relação do homem com o trabalho.

Desenvolvimento

     A atuação do psicólogo organizacional revelou-se muito importante tanto para os funcionários, como para as empresas - levando em consideração que um trabalhador satisfeito significa um aumento da rentabilidade – e como consequência, a ética que esse profissional deve ter ao exercer sua função passou a ser mais discutida.

     Segundo Srour (2000), a ética empresarial é definida como práticas organizacionais baseadas em valores morais, destacam-se sete dimensões teóricas: qualidade no trabalho e respeito no trato interpessoal; valores de igualdade de oportunidades e tratamento não-discriminatório; importância do cliente; respeito pelos prazos; confiabilidade, credibilidade e estabilidade de normas e objetivos; capacitação e autodesenvolvimento e comprometimento com normas sociais e integração com a comunidade.

     O trabalho que o psicólogo organizacional deve fazer dentro das empresas envolve rotinas como: utilizar de ferramentas de testagem psicológicas específicas em vista de que o tempo para avaliar profissionais recolocados é diferente do tempo que detém um candidato que está disponível no mercado de trabalho; identificar, conhecer e refletir sobre o mercado de trabalho e mão-de-obra de uma determinada área e construir, lapidar e acumular técnicas de negociação, persuasão, investigação, rastreamento, monitoramento e recrutamento de candidatos (mesmo os candidatos já recolocados/trabalhando). A realização dessas tarefas com ética implica em evitar reproduzir ideologias de dominação, dar consequências às suas ações, analisar e interpretar a realidade do trabalho e, como agentes de mudanças, intervir quando a organização do trabalho apresentar prejuízos, individuais ou coletivos, nos sistemas produtivos.

    Uma prática ética implica também em estar preocupado em entender as transformações que ocorrem no âmbito organizacional e que fazem do sujeito um “homem objeto”, que deve dar muito mais de si para atender as demandas que o mercado exige. Quando o ser humano trabalha de forma desgastante, apenas preocupando-se em gerar lucros para empresa em que se encontra, o trabalho passa a ser um grande peso em sua vida. Como consequência, o funcionário pode adoecer, ficar desmotivado e diminuir seu rendimento, de forma que ele passe a não mais suprir as expectativas da empresa. A partir dessa visão, a ética da psicologia do trabalho tem a função de resgatar a subjetividade perdida e saber qual é a concepção do homem acerca do seu trabalho.

    Segundo Lima (2002), não se deve negar a importância da consideração das características individuais. É necessário que seja pensado de que forma as exigências, condições e problemas concretos do trabalho se relacionam com o “modo de ser” de cada um. Em outras palavras, trata-se de entender a constante interação entre a subjetividade e a objetividade. O psicólogo da área organizacional deve realizar entrevistas com os candidatos utilizando-se de testes psicológicos para que a vaga que encontra-se disponível na empresa seja ocupada por um indivíduo cuja as características e personalidade sejam perfeitas para a realização da tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com