TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Planejamento no Serviço Social Estudo Dirigido

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

  1. A formulação de políticas sociais com as atuais exigências de democratização do espaço público, tende a atravessar o espaço estatal e  civil da sociedade brasileira. Cabe aos gestores e técnicos portanto processar teórica, política e eticamente as demandas sociais dando-lhes vazão e conteúdo no processo de planejamento e gestão, orientando a sua formação e execução, não bastando só os procedimentos políticos gerais e abstratos que afirmam as intenções sociais é necessário que sejam materializadas por meio de um processo de planejamento institucional. O planejamento é muitas vezes confundindo com o plano, programa ou projeto,onde os mesmos são apenas meios pelos quais o planejamento se expressa. PLANO – É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade. PROGRAMA – É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

 PROJETO - É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.

  1. A autora define planejamento estratégico como uma categoria estratégica que dá visibilidade para agregar ao processo na noção de mobilização, negociação, movimento, manejo de técnicas, recursos, todos os meios(táticos) necessários para enfrentar os oponentes ou uma situação complexa. “O planejamento estratégico não é um mero transporte do mundo dos negócios para a gestão pública dos procedimentos gerenciais. Trata-se de uma dimensão que transcende a gerência e se inscreve como uma busca de uma nova ética, de um patamar superior de sociedade e até de civilização (TEIXEIRA,2009,p.570)

  1. Sabe-se que a gestão pública democrática sintoniza com o planejamento estratégico. Primeiro, porque tende a romper, nas organizações, com as hierarquias verticais rígidas de comando, promovendo um tipo de comunicação horizontal intensiva

(colegiada). Segundo, porque busca ultrapassar a democracia representativa, combinando-a com a democracia participativa ou direta. Há uma relação entre sistema de planejamento e orçamento público, na medida em que o orçamento anual é o instrumento de operacionalização de curto prazo, da programação constante dos planos e programas de médio prazo, os quais, por sua vez, devem cumprir o marco fixado pelos planos de longo prazo, onde estão definidos os grandes objetivos e metas, os projetos estratégicos e as políticas básicas.Na prática, o orçamento público tem sido reflexo da forte relação entre a conjuntura política do país e as ações de governo, que se consubstanciam por meio de planos, programas e projetos prioritários. Nele rebatem as crises e os momentos de prosperidade, os contextos ditatoriais e democráticos, as pressões ou ausência depressões resultantes do jogo de forças sociais e políticas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com