TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  10/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  3.775 Visualizações

Página 1 de 6

MARIA LORENI DA VEIGA DE ALMEIDA – RA 1600332976

PLANO DE ESTÁGIO

Plano de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

Taquara / RS

2017

PLANO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL

1 IDENTIFICAÇÃO

a) Nome do estagiário, RA, semestre letivo: Maria Loreni da Veiga de Almeida – RA 1600332976, 5º semestre

b) Nome da instituição campo de estágio, endereço, cidade: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Rua Theodoro Bischoff, nº 415 – Bairro Bom Pastor – Igrejinha/RS.

c) Nome do Supervisor de Campo/CRESS: Marissane Damasceno Foscarini – CRESS nº 5406, 10º Região

d) Nome do Supervisor acadêmico/CRESS: Carina de Bona Deczuta. CRESS nº 5679, 10º Região

e) Período de realização do estágio: 08/08/2017 à 25/09/2017

f) Dias e horários de estágio:

De segunda à quinta-feira das 08h30min às 11h00min e das 13h00min às 16h30min

Sextas-feiras das 07h00min às 11h00min e das 12h00min às 14h00min

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo:

08/08/2017 - 8h30min às 11h00min

29/08/2017 - 8h30min às 11h00min

25/09/2017 - 13h00min às 15h00min

2 JUSTIFICATIVA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como objetivo precaver a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios de sua abrangência, por meio do apoio ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso ao direito de cidadania; se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, sendo uma unidade que propicia o acesso a um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. A atuação do assistente social na instituição é de fundamental importância, pois através do exercício profissional deste, é buscada a garantia de direitos dos usuários.

Em relação à dinâmica institucional, o serviço oferece acompanhamento social às famílias e a seus representantes, visando à proteção social proativa, realizada com os indivíduos e/ou famílias que estejam em situação de vulnerabilidade, através do acolhimento, escuta qualificada, orientações e posterior encaminhamento aos grupos de adolescentes, mulheres e idosos, conforme a demanda social.

O grupo de idosos, denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, tem como foco contribuir para um processo de envelhecimento ativo e saudável, proporcionando encontros intergeracionais, desenvolvimento de potencialidades e capacidades para novos projetos de vida. As atividades exercidas nos grupos objetivam a valorização das experiências, individualidades e a superação das limitações de cada idoso participante.

As atividades desempenhadas neste grupo cumprem com o disposto nas Orientações Técnicas do Departamento de Proteção Social Básica, do Ministério do Desenvolvimento Social que “atribui ao Estado o dever de atender necessidades de proteção social para a população” (BORGES, 2012, p. 16).

Diante disto, até como forma de se adequar as normativas federais, o Município de Igrejinha fundamenta-se na Política Nacional de Assistência Social (Resolução nº. 145, de 15 de outubro de 2004, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS), que estabelece como objetivo da Proteção Social Básica e dever do ente público, “prevenir situações de risco, desenvolvendo potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários” (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME, 2009).

Para a melhor compreensão da comunidade igrejinhense e de suas demandas sociais, podemos analisar o plano municipal de assistência social (IGREJINHA, 2014), que demonstra a inexistência de grandes massas sociais de vulnerabilidade, devido ao potencial empregatício no setor calçadista, mas relata a presença dos chamados cinturões de miserabilidade, que necessitam de uma maior atenção. Em relação a população em extrema pobreza, o plano municipal apresenta o índice de 0,7% da população, com intensidade maior na área rural. Dos indivíduos residentes em zona rural, 2,2% encontra-se em extrema pobreza, e dos moradores de áreas urbanas, somente 0,6% se apresentam nesta situação.

Pensando no público de idosos usuários do CRAS, na população de idosos residentes na zona rural e no papel do assistente social, que objetiva o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social e a garantia de direitos dos usuários, propôs-se para este projeto de estágio, o acompanhamento e observação dos 8 (oito) grupos de convivência de idosos do município de Igrejinha, que se distribuem conforme o bairro de residência do público assistido, sendo um destes grupos, desenvolvido em zona rural. Ao todo contamos com 290 (duzentos e noventa) pessoas com idade entre 40 (quarenta) e 94 (noventa e quatro) anos, participam das atividades do Grupo de Convivência para Idosos. A inclusão dos usuários nos grupos é realizada através da efetuação de  um cadastro no CRAS e também  do cadastro Único  , devendo o mesmo residir em Igrejinha, utiliza-se a escuta ativa para caracterização das demandas individuais, não havendo idade mínima para participação.

 As ações desenvolvidas em estágio irão basear-se na observação do planejamento de atividades realizadas junto aos grupos de convivência, executado pela assistente social supervisora de campo e demais educadores do CRAS; acompanhamento semanal das reuniões dos grupos de convivência, com duração média de 2h30min cada e posterior análise das ações pela acadêmica; acompanhamento de apresentações realizadas pelos idosos, como coral, karatê e jogo câmbio (jogo de voleibol adaptado às demandas físicas do idoso); além da observação de escuta ativa realizada pelo assistente social supervisor de campo, visita domiciliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com