TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual semestre unopar politicas sociais

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Sumário

1. Introdução............................................................................................................04

2. Surgimento e implantação das políticas sociais no Brasil.............................05

3. Os principais tipos de planejamento.................................................................06

4. As formas de planejamento no Brasil que foram adotadas até 1988.............06

5. Conclusão.............................................................................................................08

6. Referencia bibliográfica......................................................................................09


4

  1. INTRODUÇÃO

A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A politica social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos. O processo de globalização que está em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional subordinado em linhas gerais à economia.

Um dos maiores desafios a ser enfrentado nesse processo está na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado-nação, pois esse tem perdido gradativamente algumas de suas prerrogativas – tanto econômicas politicas e culturais quanto sociais.

As politicas públicas passam a serem discutidas em espaços transnacionais, cujos acordos são impostos e aceitos a ponto de modificarem e influírem na execução e definição das politicas nacionais.

Diante dos desafios apontados, é necessário o serviço social desenvolver ações relativas ao planejamento estratégico ante a nova gestão dos serviços. O projeto ético-político aborda o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, e é neste sentido que surge o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. O projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e gênero. Não podendo desvincular esses valores da história do serviço social, assim como das influências que foram construídas historicamente.                          

5

2. Surgimento e implantação das politicas Sociais no Brasil

No inicio do século XX, as políticas sociais elas começam a surgi no Brasil, essas políticas elas surgem no primeiro momento com o intuído de apaziguar os conflitos entres as classes dominantes e dominados, ou seja, com o objetivo apenas  de harmonizar essas relações sociais entre essas classes, e não com o objetivo de gerar bem estar para a classe trabalhadora.

A implantação das políticas sociais no Brasil, ela aconteceu através de um processo lento, ela foi sendo construída através de reivindicação da classe trabalhadora que lutava por melhores condições de vida, e através da implantação dessas políticas sociais essa classe trabalhadora buscou alcançar mínimas condições para atender suas necessidades básicas, para a construção de uma vida mais digna, pois ate o momento elas não possuíam nem uma política focada para a melhoria da condição de vida dos mesmos, e estes viviam a mercê da filantropia, feitas geralmente pela igreja católica.

No contexto internacional, as políticas sociais elas tiveram o reconhecimento após a segunda guerra mundial, com o fim da guerra foi instalado o Estado de Bem Estar Social, no Brasil esse Estado de Bem Estar Social, ele não teve o mesmo efeito que teve na Europa, essa política ela foi implantada, mas não foi concretizada, ou seja, o país ele não viveu esse Estado de Bem Estar Social

No Brasil os direitos sociais eles surgem durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, pois em nenhuma das duas primeiras Constituições Federais se mencionavam os direitos sociais, e o governo de Getúlio Vargas registrou profundas mudanças no âmbito social e econômico do país, foram assegurados vários direitos sociais ao individuo o que lhe possibilitou melhoria nas condições de trabalho e em sua própria vida enquanto individuo social, mas essas garantias de direitos só foi possível através da  pressão da população que almejava melhores condições de vida, ou seja esses direitos eles não foram implementados por vontade própria do governo, mas  por que a sociedade lutou para conquista esse objetivo.

A política publica é caracterizada pelo controle dos conflitos sociais, e estes conflitos ainda são vistos como  uma ameaça a ordem vigente do país estabelecida por seus governantes, e estes conflitos eles podem afetar a acumulação e produção

6

capitalista da classe dominante, essas políticas publicas  são entendidas como sendo apenas um instrumento de manipulação, imposta pelo Estado, e nessa perspectiva passa a ser apenas concessões direitos, invés de ser concretizações de direitos, direitos estes que estão presente na Constituição Federal de 1988.

3. Os Principais Tipos de Planejamento

 São três, que estão relacionados a níveis hierárquicos, o planejamento estratégico e definido uma metodologia para estabelecer a melhor direção que se deve seguir, através desse planejamento busca-se conhecer melhor os pontos fortes e fracos, usufruir das oportunidades externas, e assim ter um plano efetivo de trabalho, o planejamento tático, é aquele que aperfeiçoa determinadas áreas especificas e não a empresa como um todo, e o planejamento operacional refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático e deve conter, os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados, os prazos estabelecidos e os  responsáveis por sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com