TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Estágio - Serviço Social

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  4.948 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITARIO Estácio/UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Josilda Costa dos Santos

Rio Branco

2016

Josilda Costa dos Santos

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio Supervisionado ( II ), apresentado à Estácio UNISEB, no curso de serviço social como pré-requisito para obtenção de titulo de Bacharel em serviço social.

Rio Branco

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        05
  2. CONTEXTUALIZAÇÃO        05

2.1        Histórico        05

  1. Objetivos da Instituição        05

2.3 Gestão/Organizacional        06

2.4 Correlações de Forças (relações institucionais)        06

2.5 Ações/Projetos        07

3. EQUIPE MULTIPROFISSIONAL        07

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        09

INTRODUÇÃO

Relatório visa fornecer dados necessários e coerentes acerca dos procedimentos inerentes ao Estagio Supervisionado Obrigatório II da acadêmica Josilda Costa dos Santos, referente ao curso de graduação em Serviço Social, Polo EAD de Rio Branco – AC, realizado no Hospital da Criança Rio Branco – AC.

O estágio supervisionado II destina-se ao cumprimento do que determina CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB, para obtenção de titulo de graduação em Serviço Social e foi elaborado tomando como base a experiência da aluna. Estagio ocorreu no período de 04/03/2016 a 06/05/2016 caracterizando 135hs, assim exigido no segundo estagio II.A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento em que os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando a concretização da finalização do curso de Serviço Social com a proposta interventiva na instituição objeto de estudo. A partir daí são lançadas as possibilidades para solucionar as inquietações observadas no campo de estágio.

O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social, visto que constitui o momento de aplicação de conhecimento e apreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso arcabouço teórico para ler as entrelinhas das demandas emanadas diariamente, remetendo sempre ao efetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito á ética profissional e aos direitos dos usuários. Conhecimento da prática profissional; conhecimento dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento da prática profissional; complementar o processo ensino-aprendizagem, através da prática profissional; Estimular o aluno a conhecer a realidade do campo de estágio (recursos, estrutura, funcionamento, etc) relacionando-o às políticas sociais; proporcionar a capacitação técnico-operativa através da ação. Apolítica e plano Decenal dos direitos Humanos e Adolescente fortaleceram para um bom estagio, entretanto fortaleceu o conhecimento para pratica de estágio.  

Objetivos do estágio:

Conhecimento da prática profissional; conhecimento dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento da prática profissional; complementar o processo ensino-aprendizagem, através da prática profissional; Estimular o aluno a conhecer a realidade do campo de estágio (recursos, estrutura, funcionamento, etc) relacionando-o às políticas sociais; proporcionar a capacitação técnico-operativa através da ação.

Atividades:

Visita nas enfermarias acompanhada pela assistente social para conhecimento da rotina da assistente social na instituição; visita nos órgãos e instituições juntamente com a assistente social para conhecimento do trabalho em rede; acesso aos instrumentos (documentos) utilizados pela assistente social; participação no atendimento social realizado pela assistente social; participação em reuniões para melhoria dos serviços realizados no setor.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Nome da Instituição: Hospital da Criança Rio Branco-AC Endereço: Rua José de Melo 165. Centro – CEP: 69.900-400 – Rio Branco.AC

Nome do aluno estagiário: Josilda Costa dos Santos

Supervisor responsável: Priscila Diógenes Leão

Número do CRESS: nº 0825- 23º Região.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1        Histórico

O Hospital da criança é referencia no atendimento pediátrico no estado do acre, já recebeu prêmios, pelo serviço prestado de humanização e boas práticas de qualidade de serviço á comunidade, serviço este prestado ao infanto-juvenil, inclusive a indígena, na faixa etária de 28 dias ate 12 anos, de todo os município do estado do acre e também de algumas comunidades de estados e países adjacentes, sendo anexo a Maternidade Barbara Heliodora.(MBH) sendo a mesma direção das duas unidades pois devido a natalidade segue um fluxo  em conjunto tornando unidade interligada pois atende a um projeto amplo de atendimento a crianças e adolescentes.O Hospital da Criança,passou por reforma e ampliações em sua estrutura deixando de ser Iolanda Costa e Silva  para Hospital da criança em 2004.Em 2016 o Hospital da Criança realizou mais de 2.893 internações pediátricas,sendo 103 internações indígenas,mais 48 admissão na UTI pediátrica e 30 exames de RX da UTI pediátrica.

  1. Objetivos da Instituição

O Hospital da Criança tem como objetivo atender a população direcionada principalmente para as crianças 28 dias a 12 anos, exercendo a prática principalmente prestação de serviço de saúde, Serviço Social e da psicológico envolvendo todo corpo clinico de um Hospital. Elaborar estudo ou perícia, com a finalidade de tratar, cuidar investigar doenças encaminhar para tratamento fora do domicilio via TFD – encaminhar casos de violência infantil a autoridade judiciária no conhecimento dos aspectos socioeconômicos, culturais, educacionais, interpessoais, familiares, institucionais, comunitários e psicológicos dos usuários e requerendo através de plano de ação, para recurso de urgência e emergência por a diretoria da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com