TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A 1ª RODA FORMATIVA VIRTUAL: SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA – SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DO CUIDADO

Por:   •  8/11/2021  •  Ensaio  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

1ª RODA FORMATIVA VIRTUAL: SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA – SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DO CUIDADO

Atividade de expressão 1

        Antes de tudo, cito o documentário “Holocausto brasileiro”, a tristeza de saber que aqui em Minas, em uma cidade pertinho de nós, ocorreu uma barbaridade imensurável dessas, é horrorizante. Um ser humano definindo o direito de vida de outro ser humano, me pergunto, até onde somos capazes de ir quando temos poder?!  

        Tratados como animais, amontoados em um trem, onde ficavam em um vagão para “loucos”, vagão este separado dos demais, e quem eram esses loucos? Pessoas segregadas, não vistas pela sociedade. Crianças rejeitadas pelos pais por não serem “perfeitas”, pessoas com sintomas de doenças mentais e psicológicas, pessoas tristes e dentre outras, eram tiradas de todos os cantos do Brasil para serem submetidas aos mais aterrorizantes tratamentos. Pacientes internados à força, onde não tinham o mínimo de dignidade humana, eram submetidos ao frio, à fome e à doenças, torturados, violentados e mortos. Seus cadáveres vendidos para faculdades de medicina e seus ossos comercializados, além de várias outras atrocidades.  

Para finalizar, este documentário fala da “loucura”, mas também do preconceito, fala de uma sociedade  que permitiu que isso acontecesse, pois tem uma cultura higienista, que compactua com uma ideia de limpeza social, de colocar o que incomoda debaixo do tapete. Mas também traz uma reflexão atual, onde precisamos acordar, porque a indiferença gera barbárie.

        Após a introdução com a live da Dra Ana Maria Pitta, e com as demais formas de reflexão (textos e documentário), é possível perceber o quanto a saúde mental é de tamanha importância, ainda mais nesse cenário de pandemia em que vivemos. O isolamento social, o medo do contágio e a perda de entes queridos são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda, e muitas vezes, de emprego. Os profissionais de saúde são confrontados com cargas de trabalho pesadas, decisões de vida ou morte e risco de contágio. E a forma como lidamos com essas emoções diárias é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental. O que essa pandemia fez é escancarar à sociedade a necessidade de estratégias coletivas para o enfrentamento sério das demandas sociais, contando com o apoio dos diferentes setores da sociedade, mas que seja pautado fundamentalmente no fortalecimento e na articulação das políticas públicas e na promoção da equidade e da dignidade humana.

Com isso,  venho em forma de poesia mostrar um pouco do que aprendi ao longo dessa primeira roda formativa.

DE POETA E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO

Nos chamam de loucos

Nos prendem em “depósitos”

Nos tratam como objetos

Mas ninguém pergunta como nos sentimos.

Dizem, é loucura!

Sem o problema conhecer

Talvez isso seja só estresse

Procure entender.

Não me julgue por favor

Senta aqui do meu lado e ouça meu clamor

Não preciso de remédio

Não estou doente!

Só to meio ‘bagunçado”

Há dias que a vida não é fácil

Você pode me escutar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com