TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: A MUDANÇA DO ATENDIMENTO FÍSICO DE UMA ESCOLA DE MÚSICA E TÉCNICA VOCAL PARA O ATENDIMENTO VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Por:   •  7/12/2020  •  Artigo  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 13

ESTUDO DE CASO: A MUDANÇA DO ATENDIMENTO FÍSICO DE UMA ESCOLA DE MÚSICA E TÉCNICA VOCAL PARA O ATENDIMENTO VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Robson Paines da Silveira¹

Jean Paulo de Brito Bade²

RESUMO

No presente papper, vamos abordar a importância do planejamento organizacional em uma empresa. O estudo de caso, leva em consideração a alteração da prestação de serviço antes feita de forma física, para o formato virtual, o que ocorreu devido à pandemia do Covid-19 no Brasil em uma empresa de ensino de música e técnica vocal.

Palavras chave: Planejamento. Tático. Era da informação. Tecnologia. Covid-19. Ensino musical

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo geral dessa pesquisa foi demonstrar através do exemplo prático as alterações no planejamento tático e operacional que foram necessárias em uma empresa de ensino de música para adaptar-se ao novo período em que estamos vivendo durante a pandemia do Covid-19  no Brasil ano de 2020. Muitas das estratégias só puderam ser executadas tomando por base, fundamentações teóricas já lançadas nas bibliografias de Alberto Chiavenato na qual procuro demonstrar na fundamentação teórica a fim de que possa auxiliar a outros colegas que possam estar passando por situação semelhante. Demonstro também nesse trabalho a pesquisa de campo realizada a empresa Escola Afinados de Técnica Vocal e música na cidade de Esteio - RS, inscritas no CNPJ: 33.044.422/0001.18.              

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme CHIAVENATO(2015, p31) “A clara compreensão do que a administração representa hoje exige o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua breve história..”

É através dessa compreensão que eu quero iniciar nossa fundamentação para conseguirmos nos localizar como cidadão do mundo na história da civilização.

A clara compreensão do que a administração representa hoje exige o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua breve história. Na realidade, a teoria administrativa tem pouco mais de 100 anos de idade. É certo que na longínqua antiguidade, ao redor de 5.000 a.c., os sumérios já utilizavam registros escritos a respeito das suas atividades comerciais e governamentais. O papel do planejamento e da organização na construção das pirâmides egípcias, da organização e da comunicação no extenso império romano e das primeiras normas legais na Veneza do século XIV mostram que em tempos distantes necessitava-se de algum esquema administrativo para governar países, empreendimentos e negócios. Contudo, a grande virada somente ocorreu a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, que mudou profundamente a vida econômica e social do mundo, provocando a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e transferindo o centro dos negócios da agricultura para a indústria. Mas foi somente em 1903 que Taylor escreveu o primeiro livro sobre administração, inaugurando a teoria administrativa e cujo desenvolvimento pode ser explicado por meio de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do século XX: As eras da industrialização clássica, da industrialização neo-clássica e da informação. Em cada uma dessas três etapas, a teoria administrativa passou por incríveis mudanças. Vejamos cada uma dessas eras:

2.1 Era da Industrialização Clássica

         O período de industrialização foi fundamental para o aparecimento da teoria administrativa. A industrialização clássica teve seu início no final do século XIX, como consequência direta da Revolução Industrial, e estendeu-se até a metade do século XX, mais precisamente até o ano de 1950. É a etapa em que o capital financeiro passou a constituir a principal fonte de riqueza. O surto de desenvolvimento industrial provocou o gradativo distanciamento entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. O Brasil ingressou nessa era somente no início dos anos de 1940 com um atraso incrível graças aos esforços do governo Vargas de iniciar a atividade siderúrgica no país. Apesar das duas guerras mundiais que a perturbaram nessa era, predominou um ambiente empresarial estável, previsível, tranquilo, exigindo uma postura de permanência e manutenção do status quo nas organizações.

No início da Era Industrial Clássica, predominaram as três abordagens tradicionais da administração:

1.        Administração Científica: Aborda a execução das tarefas no nível do operário.

2.        Teorias Clássica e Burocrática: Ambas focalizam a estrutura organizacional das organizações.

3.        Teoria das Relações Humanas: Enfatiza o papel das pessoas nas organizações.

FIGURA 1. AS CARACTERÍSTICAS QUE MARCARAM TODA A ERA INDUSTRIAL.

[pic 1]

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos : Os novos horizontes em administração. 3. ed. Barueri, SP: Manole, p.32 2015.

Vale a pena conhecer melhor cada uma delas, pois essas teorias nortearam a administração nos primeiros cinquenta anos do século XX. A Era da Industrialização Clássica engatou a primeira marcha no motor das mudanças que haveriam de ocorrer no restante do século XX. A teoria administrativa estava lançando as suas bases fundamentais, preocupando-se com os aspectos prescritivos e normativos sobre como administrar as organizações.

2.2 Era da Industrialização Neoclássica

Esta era perdurou do período de 1950 até 1990 e significou uma etapa de forte transição no mundo dos negócios. O final da Segunda Guerra Mundial liberou as organizações para os seus produtos e serviços originais e o desenvolvimento tecnológico incentivado pelo avião a jato, pela televisão, pela telefonia digital, pelos computadores de primeira a quarta geração e pelo microcomputador, que proporcionou as condições básicas para que as organizações da época produzissem em enormes escalas de produção uma variedade de produtos e serviços realmente inovadores. Os mercados locais tornaram-se regionais e, até mesmo, nacionais ou internacionais. O ambiente de negócios tornou-se mutável e, em alguns casos, instável, por causa das intensas mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas dessa época. Para operar com tal complexidade, as organizações precisavam de inovações e mudanças que o tradicional figurino administrativo não permitia em decorrência de sua rigidez e pouca adaptabilidade à mudança. As organizações haviam se acostumado a estabilidade e a certeza. A mudança ambiental trouxe desafios, como a rápida expansão dos mercados, novos produtos, processos e tecnologias e, sobretudo, o surgimento de potências emergentes, como o Japão, seguidas pelos chamados tigres asiáticos e, mais recentemente, o BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. Uma nova realidade começou a mostrar os seus amplos contornos, a globalização da economia e trouxe novos conceitos, como qualidade total, a produtividade, a competitividade, como formas de sobrevivência empresarial. O mundo ficou menor e mais intensamente conectado com as modernas tecnologias de comunicação. Ao longo desse novo contexto surgem as novas abordagens da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (515.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com