TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE SÓCIOINSTITUCIONAL

Por:   •  22/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.917 Palavras (12 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA UNINTA[pic 1]

Credenciado através da Portaria Nº831, de 11/07/2017 -         D.O.U 12/07/2017

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL - EAD

ELÍUDE LOURENÇO DE OLIVEIRA

ANÁLISE SÓCIO-INSTITUCIONAL

1. CONHECENDO A INSTITUIÇÃO

                   O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade de natureza pública estatal, que oferece trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para indivíduos e famílias que se encontram em situações consideradas de risco pessoal ou social.

                   O CREAS, no município de Catende – PE possui a sua fundação datada em 1º de Julho de 2006. A instituição foi criada a partir de um programa que existia no município chamado “Sentinela”. O serviço social atuava no mesmo prédio do Conselho Tutelar e em seguida, compartilhou o mesmo imóvel da Secretaria de Saúde Municipal.  

                   Em julho de 2006, foi separado um prédio independente e estabelecido o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A equipe era composta por uma assistente social, uma psicóloga, uma educadora social e uma recepcionista. A instituição encontra-se atualmente, em perfeito estado de conservação e condições normais de funcionamento.

                   A gestão do CREAS de Catende, nos dias hodiernos, está sob a direção da Dra. Mariana Thereza Coelho de Azevedo. A atividade desenvolvida pela atual coordenadora vem apresentando grande relevância para o município, pois seu dinamismo e determinação na direção de um órgão público revela sua competência, também como advogada, estabelecendo documentações fundamentadas em leis e decretos, garantindo desta maneira, os direitos violados dos usuários.  

                   Sendo assim, apresentamos a seguir, alguns tipos de violações de direitos identificados nos usuários, que chegam à instituição:

  • Violência física, psicológica e sexual;
  • Negligência:
  • Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
  • Vários tipos de discriminação, como por exemplo, sexual, etnia, submissão a situações que provocam danos e agravos a condição de vida, impedindo-o de usufruir autonomia;
  • Descumprimento em decorrência de qualquer violação de direitos contra idosos, mulheres, deficientes, homossexuais e outros.

                   Para compreendermos quais são os principais objetivos do CREAS, no município de Catende, destacamos alguns de grande relevância:

  • Atender e acolher vítimas de violência física, psicológica e sexual;
  • Acompanhar famílias/indivíduos em situação de violação de direitos, através do Paefi;
  • Desenvolver atividades integradas entre as equipes de profissionais do CREAS, ou seja, coordenação, assistente social, psicóloga e educadora social.

                   Ainda descrevendo um pouco melhor a estrutura física da instituição apresentada, trouxemos a seguinte informação, em tabela:

ESTRUTURA      FÍSICA

QUANTIDADE

1

Área de entrada

01

2

Sala de recepção

01

3

Sala de atendimento aos usuários

01

4

Sala de coordenação

01

5

Cozinha

01

6

Banheiros

02

7

Placa de identificação padronizada pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social)

01

8

 Veículo

01

Fonte: Autora do trabalho

                   O horário de atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social acontece todos os dias da semana, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:00 horas. O organograma institucional do CREAS configura-se da seguinte forma:

ORGANOGRAMA DO CREAS/CATENDE-PE

                                                                   [pic 2]

                   Observando o organograma acima, estendemos que o Serviço Social ocupa lugar de destaque no CREAS do município, sendo submisso à coordenação e tendo apoio da auxiliar social da instituição.

                   A assistente social do CREAS trabalha em equipe com a psicóloga e a educadora social do local. O atendimento aos usuários é realizado em uma sala compartilhada pela assistente social e a psicóloga. A sala possui mesas individuais, armários para arquivos e computador com internet.

                   Os instrumentais utilizados para o atendimento dos usuários possui fácil acesso e são localizados por ordem alfabética, em armários, pastas de arquivos/ prontuários, como também, no sistema da instituição.

                   O Centro de Referência Especializado de Assistência Social situa-se na Rua: Carlos da Fonseca, nº 36, Centro do município de Catende – PE, possuindo como ponto de referência para a localização, o Mercado Público Municipal.  

                   Os serviços prestados pelo CREAS são: acolhimento e atendimento a todas as vítimas de violência, a escuta minuciosa das denúncias, encaminhamentos das demandas aos órgãos competentes para as devidas soluções dos casos, manter contato com a rede de atendimentos do município e outros.  

                   A área de atuação da assistência social no CREAS é de suma relevância, pois este tipo de serviço exige que o assistente social atue diretamente com a “questão social”, considerada o objeto de estudo do Serviço Social.

                   Conforme os parâmetros para a atuação da assistente social na Política de Assistência Social, devido o crescimento pela procura nesta área, o mercado exige a inserção de profissionais comprometidos com a garantia de direitos e a universalização da seguridade social, como também, das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (386.8 Kb)   docx (279.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com