TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do assistente social e o idoso

Por:   •  28/2/2018  •  Monografia  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Monográfia

Nome : Francisca Aldeane de Moraes Silva

Professora : Neurismar

Tema: atuação do assistente social e o idoso .

Titulo : a atuação do assistente social na unidade de abrigo do idoso da secretária do trabalho e desenvolvimento social em fortaleza .

Problema : Será que o fênimeno do crescimento populacional é uma novidade e um desafio para os países emergentes ou em desenvolvimento ?

Hipótese : acredita-se que a população brasileira vem sofrendo nas ultimasd décadas uma transformação acelerada do perfil etário , numa transição para um país considerado jovem , numa transição para um perfil maduro .

Objetivo : A temática em pauta foi determinante no sentido de subdisiar esse este trabalho , ao verificar-se a aproximação do serviço social como uma profissão que ao se identificar com as quetões sociais , tambem se insere na relação entre o idoso e a unidade abrigo .

Justificativa : Como estudante do curso de serviço social e estagiária em uma unidade abrigo , o assunto levou-me a alguns questionamentos , em especial verificar como se dá a atuação do serviço social em unidade de abrigo para idosos .

Observar a atuação do assistente social no atendimento aos moradores da unidade de abrigo : esclarecendo a concepção sobre o envelhecimento e expor a temática sobre a unidade de abrigo .

O serviço social está ligado à forma como são desenvolvidas e aplicadas às relações em sociedade e o desempenho da prática profissional se faz exclusivamente pelas demandas postas na atualidade , onde é necessário acompanhar as transformações ocorridas no passar do tempo

Referencial teórico : Zimerman ( 2000) , Machado ( 2010 ) , IBGE ( 2000) ,Bruno ( 2003 - p 76 ) , Veras ( 2002) , Araldi ( 2008 - p 16 ) , Mercante ( 2003 - p 56 )

Messy ( 1999 - p 23 ) , IBGE ( 2000 - p 247 ) , Camararo ( 2002 - p 1 ) , OMS ( 2002 ) , Anamoto ( 2001 - p 20 ) , Kachar ( 2003 - p 46 ) , Teixeira e Camargo ( 2002 ) , Ferreira ( 2002 . apub oliveira 2006 ) [...]

METODOLÓGIA

Tipo de pesquisa : abordagem qualitativa e participativa .

Local de pesquisa : secretária do trabalho e desenvolvimento social do estado ( ceará )

Público amostra da pesquisa : duas profissionais assistentes sociais .

Instrumentos e procedimentos : conversas informais , registradas em diário de campo .

Materiais e métodos : pesquisa em campo , livros , revistas e internet .

Resultados e discursões : É obrigacão da familia , da comunidade e da sociedade em geral e principalmente do poder legislativo público assegurar o idoso , com absoluta prioridade e afetivação dos direitos referentes à vida , à saúde , a alimentação , educação , cultura , esporte , lazer , trabalho , cidadania , liberdade e a dignidade ao respeito e à convivencia familiar e comunitária .

Conclusão : Pode-se afimar que os objetivos traçados neste trabalho foram alcançados , notadamente quanto ao levantamento bibliográfico juntos aos idosos e às profissionais assistentes sociais , que atendem aos residentes nas unidades de abrigo em pauta .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com