TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da Função Assistente Social Direcionados ao Idoso

Por:   •  5/3/2021  •  Artigo  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL – MÓDULO 2020E

ANDREIA SURIANI – RA 223608

                                 Projeto Integrador

Serviço Social voltado ao Envelhecimento

GUARULHOS

2020

ANDREIA SURIANI

Projeto Integrador

Serviço Social voltado ao Envelhecimento

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço social do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Projeto Integrador.

Prof. Maria Helena Veloso Salgado

GUARULHOS

2020

[pic 2]

RESUMO

        O presente artigo é desfecho de uma pesquisa exploratória e também qualitativa com objetivo de apresentar a análise referente à atuação do profissional do Serviço Social direcionado aos Idoso, coletando informações através de entrevista com Assistente Social da Instituição apresentada e outras fontes de pesquisa, visando trabalho de atendimento que é desenvolvido com os anciãos da comunidade

PALAVRAS-CHAVE: Exploratória. Idoso. Serviço Social. Assistente Social.

INTRODUÇÃO

        Para entendermos a questão do envelhecimento no país é necessário entender que este, é um fenômeno mundial, que nos anos mais recentes, ganhou mais importância nos países em desenvolvimento. Segundo BERZINS (2003), a ONU alerta que, cerca de 360 milhões da população mundial idosa, (total de 629 milhões ao crescimento anual de 2%), reside nos países em desenvolvimento. Conforme a previsão da ONU, por volta do ano de 2050, pela primeira vez na história, o número de idosos será maior que o de crianças abaixo de 14 anos, isto é, a população mundial deve saltar de seis bilhões para dez bilhões, sendo que o número de pessoas idosas deve triplicar para dois bilhões, ou seja, quase 25% da população do planeta. O envelhecimento mundial ocorre num ritmo bastante acentuado e sem precedentes na história da humanidade. No Brasil o crescimento da população idosa é cada vez mais relevante, tanto em termos absolutos quanto proporcionais. Os efeitos do aumento desta população já são percebidos nas demandas sociais.

        Em diferentes campos de atuação, seja na área empresarial, ONGs ou em outras formas de exercer o ofício, o Assistente Social, tem como propósitos segurar ao cidadão a ter cidadania, solucionando questões relativas à vida social, integridade física, mental, tendo acesso ao básico como à educação, moradia, labor e saúde.

        O Assistente Social desempenha o papel de incumbência assistencial, promovendo o bem estar do ser humano de quaisquer faixas etário, etnia, crença, etc., tratando a todos com respeito e igualdade.

OBJETIVOS

        O objetivo deste projeto é apresentar a função do Assistente Social direcionando aos idosos.

        Objetivos específicos:

        Além de planejar, elaborar e executar planos, projetos e programas sociais, há outros objetivos que também regem a profissão, são alguns deles:

  • A realização de pesquisar e estudos para qualificar a realidade social, com isso gerar relatórios e aconselhar indicadores e políticas sociais;
  • Posicionamento em favor da dignidade e justiça social, que garanta ao todo o acesso aos bens e serviços relativos aos programas e organizações sociais, bem como sua gestão democrática;
  • Instituir cidadãos e comunidade, orientando na captação de recursos e assim possibilitando o atendimento aos direitos sociais;
  • Amparo inflexível dos direitos humanos a todos, crianças, adultos e idosos.

METODOLOGIA

                A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, mas dentro de uma perspectiva de tempo não houve disponibilidade para apuração de resultados. Para entender melhor o assunto foi realizado pesquisa exploratória.

                Fora optado por abordar a questão do idoso, em específico dentro de uma instituição, visando todo o processo de atendimento e acolhimento realizado pelo Assistente Social e a Instituição.

DESENVOLVIMENTO

                A Instituição em questão selecionada foi o Instituto da Família (INFA), uma Instituição não governamental que faz parte do Movimento Familiar Cristão (MFC), localizada no município de Pirassununga, São Paulo.

                Onde desenvolvem trabalho em prol da família, inclusive atendimento aos idosos, oferecendo acompanhamento profissional com psicólogo, psicopedagogo, pedagogo, nutricionista e/ou fonoaudiólogo, conforme as necessidades direcionadas de acordo com a análise de cada caso. Além das oficinas de artesanato, que auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social.

                Com os trabalhos artesanais produzidos pelos idosos é realizados bazares para ajudar a Instituição com as despesas, assim como outras campanhas que ajudam a complementar a renda e manter a organização.

                O atendimento primário ocorre quando a família ou o idoso que necessita de um atendimento profissional procura o INFA. De imediato é agendado uma entrevista com o Assistente Social da Instituição, o qual fará a análise global da situação social e integral deste idoso, identificando suas necessidades e qual atendimento esta pessoa precisar. É realizado também uma análise financeira para chegar a um valor justo do atendimento a ser prestado, podendo ser considerado isento em casos mais críticos.

                Esta análise investigativa realizada pelo Assistente Social é de suma importância, pois assessora a Instituição fornecendo informações aos profissionais que irão atendê-lo em seguida.

                O fluxograma abaixo exemplifica todo este processo realizado pela Instituição INFA:

Foto 1: Fluxograma[pic 3]

Fonte:

RESULTADOS

        Na Instituição em questão foi identificado que a maioria dos profissionais são colaboradores, e recebem valor abaixo que o sugerido pela categoria, porém com os resultados do trabalho desenvolvido de forma séria e constante, aliados à divulgação do serviço que se realiza no INFA, o número de colaboradores que se identificam com a causa tem aumentado gradativamente, motivando, além de capital da iniciativa privada, voluntários a apoiar de modo amplo e direto famílias e idosos de baixa renda ou carentes, uma vez que o objetivo da organização é pautado na solidariedade atingindo todos os níveis de classe sociais que a comunidade está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (274 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com