TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acessibilidade física e atitudinal

Por:   •  3/5/2018  •  Dissertação  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Vimos a importância que o conjunto de ações da Declaração de Salamanca proporcionou aos parâmetros da inclusão da pessoa com deficiência. A partir de então, instalou-se processos de profundas transformações nos aspectos das legislações que garantem o direito da pessoa com deficiência na elaboração das diretrizes da Educação Inclusiva.

Estudos mostram que alunos que não possuem algum tipo de deficiência e os que possuem, quando passam a frequentar o mesmo ambiente escolar, ambos recebem com essa convivência processos de aprendizagem e de socialização. São efeitos perceptíveis, valorizando as diferenças e rompendo com os obstáculos do preconceito e a despromoção social.

A pessoa com deficiência pode ter a incapacidade relativa, parcial ou total dentro das atividades que ela possa desempenhar. Encontra-se no art. 5 º § 1º do Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 as seguintes categorias que se enquadram como deficiência:

  1. deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; b)deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz;c ) deficiencia visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica, a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;d )deficiência mental: funcionamento intelectual signicativamente inferior á média, com manifestação antes dos dezoitos anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas como: 1. comunicação; 2. Cuidado pessoal; 3. Habilidades sociais; 4. Utilização dos recursos da comunidade; 5.saude e segurança; 6. habilidades acadêmicas; 7. lazer e 8. Trabalho;e )deficiencia múltipla- associação de duas ou mais deficiências; eII- pessoa com mobilidade reduzida, aquela que, não se enquadrando no conceito de pessoa com deficiência, tenha por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

 

A deficiência física aponta o comprometimento da capacidade motora, ou seja, certa desvantagem aos que não possuem deficiência, desta forma irá resultar na incapacidade de determinadas atividades. Existem variadas causas da deficiência, assim esclarecemos:

  • Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição; outras.
  • Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral e outras.
  • Lesão medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de transito; mergulho em aguas rasas. Traumatismos diretos; quedas; processos infecciosos; processos degenerativos e outros.
  • Amputações: causas vasculares; traumas; malformações congênitas; causas metabólicas e outras.
  • Febre reumática- doença que pode afetar o coração;
  • Câncer; Miastenias graves (consistem num grave enfraquecimento muscular sem atrofia). (BRASIL, 2006, p.22).

Referencia ate aqui:

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Formação Continuada a Distancia de Professores para o Atendimento Especializado. Deficiência Física. Brasília: MEC,2006.

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm acessei dia 16/03/14.

Catolicaonline.com.br/revistacatolica2/artigosn4v2/19-pedagogia.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com