TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência e as Diferenças Sexuais para MEAD

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

As adolescência e as diferenças sexuais para Mead

Para Mead, a adolescência e as diferenças sexuais são fenômenos socioculturais. Ela usa como exemplo os tchambuli, que representam uma inversão aos valores ocidentais dominantes na américa no século XX. Os homens se dedicavam às atividades de ornamentação e de embelezamento corporal, enquanto as mulheres agiam de forma mais prática, com ênfase no trabalho. Elas são responsáveis pela pesca e pela construção dos mosquiteiros. Outro exemplo dessa inversão de valores é que as mulheres são responsáveis por pagar pela dança dos homens, que devem dançar com perfeição.

Deve-se destacar o papel da infância na consolidação das diferenças sexuais. Nos tchambuli até os seis anos de idade as meninas e os meninos são tratados sem muita distinção, mas depois as meninas já começam a aprender seus ofícios manuais e os meninos não aprendem as tarefas de seu futuro, além de permanecerem isolados, enxotados da casa dos homens e aceito na casa das mulheres, onde percebem que as meninas sabem de vários segredos.

Essas diferenças são fundamentais no estabelecimento dos papéis sexuais dos tchambuli, que tem o protagonismo feminino como grande contraste à sociedade americana da época. As mulheres da sociedade americana eram vistas como recatadas e responsável somente pelas funções domésticas e com função de agradar aos respectivos maridos, se embelezando para ficar bela para os mesmos. Já nos tchambuli, a mulher era responsável pela pesca e atividades comerciais e os homens é que seriam os designados para questões menos práticas, como elaboração das cerimônias e conversas sobre a vida na casa dos homens.

Toda essa inversão solidifica o discurso de que a adolescência e as diferenças sexuais são fenômenos socioculturais, visto que com o mesmo aparato fisiológico, homens e mulheres assumem funções tão distintas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com