TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia e Linguistica

Por:   •  17/12/2021  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Discente: Gabriella Aparecida Santos Correia

Avaliação de Antropologia

                                   Antropologia e Linguística

   A linguística é a ciência social que realizou os maiores progressos, ela conseguiu formular um método positivo, e, ao mesmo tempo, conhecer a natureza dos fatos que irá analisar, terá como inspiração pesquisadores de disciplinas vizinhas. A linguística pode auxiliar os sociólogos a estudar questões de parentescos, os linguistas fornecem aos sociólogos algumas informações sobre alguns termos de parentesco que não são visivelmente perceptíveis, e os sociólogos informam aos linguistas em relação a costumes, regras positivas e proibições que tornam compreensível a persistência de alguns traços da linguagem, ou instabilidade de termos, ou seja, a sociologia explica para a linguística a sua origem e confirma a sua validade. Porém, mesmo estando interligadas, ambas disciplinas seguem caminhos independentes.

    Houve uma época em que a pesquisa linguística se baseava na análise histórica, os linguistas possuíam métodos mais rigorosos e tinham resultados mais confiáveis, a antropologia e a sociologia esperavam da linguística apenas lições. Quando a fonologia surgiu, ocorreram algumas mudanças, renovando algumas perspectivas linguísticas. Os sociólogos se encontram em situações semelhantes aos linguistas fonólogos: os estudos das questões de parentesco podem enfrentar as mesmas dificuldades que a linguística.

   Há uma grande semelhança entre a fonologia e as questões de parentesco, e conduz a um caminho equivocado, que se trata de relacionar os termos de parentesco aos fonemas na língua, do ponto de vista formal. Para descobrir o significado das nomenclaturas de parentesco, é necessário reconhecer os problemas da sociologia do vocabulário e ambiguidade de relações que unem seus métodos aos da linguística.

   O sistema de parentesco recobre duas ordens distintas: à priori, há os termos pelos quais se expressam os diferentes tipos de relações familiares, porém o parentesco não se desempenha em apenas em uma nomenclatura, os indivíduos que utilizam os termos se sentem obrigados a um determinado comportamento. Dessa forma, ao lado do que chamamos de sistema terminológico, há um outro sistema, de natureza igual psicológica e social, que se chama sistema de atitudes. Não é correto acreditar que em toda sociedade o sistema de parentesco constitui o principal meio de regular as relações individuais, somado à isso, é necessário saber que existem dois tipos de atitudes: as atitudes difusas, que podemos considerar como reflexo, no ponto de vista psicológico, da terminologia; e as atitudes codificadas, atribuídas por tabus ou privilégios, e se deliberam por meio de um cerimonial fixo, essas atitudes parecem muitas vezes ser destinadas a resolver contradições e suprir falhas relativas ao sistema terminológico. Há uma contradição entre dois sistemas de nomenclatura, e a ênfase posta nas atitudes representa um esforço de integrar ou superar a contradição entre esses termos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com