TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apologia de Sócrates

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com a ideia central do texto “Apologia de Sócrates”, a ideia de filosofia mantem o seu caráter especulativo racional, mas centra-se nas questões humanas, torna-se o filosofo da ética. Para Sócrates uma vida sem questionamento racional era uma vida que não merecia ser vivida. O filosofo indagava de forma racional para que os homens pudessem responder a si mesmos sobre quem eram. O conhecimento de si "Conheça-te a si mesmo" tornou-se um dos pontos centrais da trajetória socrática. "Não há moralidade fora do conhecimento". 

Sócrates teve muito contato com jovens e crianças, que para ele esses eram os principais filósofos, devido à sua forte busca pelo conhecimento. Por conta disso, Sócrates é acusado de corromper a juventude por desacreditar da tradição grega, por fazer as pessoas pensarem além do seu próprio campo de visão, sair do seu conforto. Sócrates então prefere morrer do que se corromper a sociedade.

Considero essa obra totalmente contemporânea, mesmo sendo escrita antes de Cristo, pois o que há na obra acontece até os dias atuais. Sócrates nos faz pensar nas leis que regem a sociedade, no julgamento justo. Trazendo essa história para atualidade, se você é a pessoa que pensa, questiona sobre tudo, você não é o chato? Como nós temos de nos adaptar ao mundo? E na atualidade, existe obras corrompendo a sociedade? Será que essas obras te fazem remar contra a maré?

Pois bem, sempre vai haver obras que rompem com a alienação das pessoas, que tiram elas do seu conforto, porém, hoje em dia, são poucas as pessoas que gostam disso. É muito mais confortável você ficar no seu mundo, observando as coisas sem outra perspectiva ou sem qualquer outro ponto de vista. Ninguém pensa como você e debater sobre ideias é uma forma de lutar contra essa alienação.

Hoje em dia a filosofia se tornou algo chato, cansativo e sem necessidade. Isso para as pessoas que estão no poder é ótimo, porque não há nada melhor do que manipular pessoas sem conhecimento algum, porque elas jamais vão perceber.

Tendo sua importância ignorada, a filosofia sofre o preconceito o por sua utilidade e seu objetivo, sendo à margem dentre as demais ciências do conhecimento, já que não sendo uma ciência de exatas ou técnicas, ela é desprezada. Sua intenção é estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionada do homem, que consequentemente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência da verdade á mostra.

Para que o homem comece a pensar filosoficamente, teria de mudar toda sua vida de forma radical, porque seus conhecimentos mudariam, todavia o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo em uma antifilosofia.

Se analisarmos profundamente, percebemos que esta antifilosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua própria verdade adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo. Desta forma, acabará prevendo tendências neste mesmo universo, imaginando uma coesão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.

É lógico que é muito mais cômodo para o homem dos dias atuais abster-se da filosofia, porque no meio da falsa e corrupta democracia em que vivemos, são poucos os que detêm o poder nas mãos para determinar a linha de vida política, econômica e social de muitos. Cegos para o que realmente acontece em seu meio, objetivam só e exclusivamente o poder.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com