TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assistência Social

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

Acadêmicos

Andreza Taufenbach de Sousa

Inaiá de Oliveira da Rosa

Patrícia Lumertz Torette

Roberta Bristot Martignago

Tutor - Karine Soares

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL (SES 0352) – Prática do Módulo III

07/12/2016

 

RESUMO

        

O objetivo principal deste trabalho foi conhecer as ações realizadas pelo Assistente Social no âmbito da Educação, inserida no campo dos direitos e da responsabilidade estatal com a educação, viabilizando a igualdade de condições para promover o ingresso, a permanência e conclusão dos estudos destes alunos. A inserção do Assistente Social tende a contribuir na condição de mediador na relação questão social, suas múltiplas expressões e impactos no campo educacional num contexto de grandes mudanças sociais e familiares, diante a precarização e escassez dos postos de trabalho e as condições de pobreza e desigualdade social presente na sociedade brasileira, sendo estes aspectos, elementos essenciais para se pensar a prática cotidiana do assistente social na intervenção junto aos alunos. Com ênfase na Educação, escolhemos entrevistar a Assistente Social Cláudia Pizzetti que atua na SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), no município de Criciúma. Para análise de dados, utilizou-se a Prática Real e a Prática de Pesquisa Documental. As fontes de pesquisas utilizadas foram dados digitais e pesquisas de campo. Com base nos estudos realizados e nos relatos coletados, obtivemos informações muito importantes, como por exemplo, que é o processo de aprendizagem que prepara as pessoas para vida, e é por meio dela que acontece o desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave: Assistente Social.  Educação. Intervenção.

1 INTRODUÇÃO

A Educação foi escolhida por se tratar de um campo que apesar de não ser novo para a atuação do Serviço Social, está necessitando cada vez mais da intervenção desse profissional, uma vez que se configura como pré-requisito para usufruir-se dos direitos civis, políticos e sociais emergindo como componente básico dos direitos do homem.

Desta forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de investigar como se desenvolve o trabalho do Assistente Social na área da Educação, que demandas são apresentadas, que tipo de intervenção se realiza, qual a relevância social que este desempenha para a política educacional, entre outros fatores.

2 SERVIÇO SOCIAL E A EDUCAÇÃO

Historicamente, o vínculo estabelecido entre o Serviço Social e a Educação remonta a década de 1930, sendo incentivado nos anos de 1990. A Prática Social que na Educação se constitui, sobremaneira, como área de conhecimento voltada para a emancipação política social dos indivíduos, uma vez que possibilita a construção e a socialização de conhecimentos que, certamente, contribuirão para transformá-los em cidadãos conscientes de seus direitos. 

O Serviço Social é uma profissão que tem a questão social como base de sua fundação. Está inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo e suas manifestações no âmbito da reprodução social em sua totalidade. É capaz de decifrar uma determinada realidade, partindo daí para a construção de novas propostas de intervenção, visando à efetivação dos direitos e proposição de ações voltadas a cada segmento.

Tanto o Serviço Social quanto a área Educacional possuem um projeto ético-político voltados a construção da cidadania, com vistas a solidificação de uma sociedade mais justa, igualitária, produtiva e democrática.

Falar da inserção do Assistente Social na rede particular de ensino é “desafiador”. Se tratando de um novo campo de atuação profissional e ainda por ser pouco discutido. Mas se trata de um marco de mais uma conquista profissional em um campo que apresenta uma grande gama de demanda de atuação. O Serviço social na escola já é um setor de absoluta importância e que atua de forma significativa nesse espaço educacional, tanto na tríade escola-família-comunidade, quanto no corpo de colaboradores que compõem a escola.

A vida em sociedade remete a educação. O processo educacional não se apresenta de uma única forma, tampouco a escola é o único espaço onde esse se desenvolve, nem o educador se caracteriza como exclusivo protagonista desse processo. A educação encontra-se difusa nos diversos tipos de comunidades, tornando comum a todos, as crenças, as idéias, os símbolos, os bens e poderes, o saber, e a cultura, que são internalizados e provocam a legitimação das pessoas enquanto integrantes de uma determinada sociedade.

Diante da proposta de oferta de educação de qualidade, o objetivo do presente estudo é dar visibilidade à introdução do assistente social nas escolas da rede particular de ensino, bem como suas possibilidades de ação voltadas a esse segmento.

As primeiras intervenções do Serviço Social na educação deram-se nos Estados Unidos, no início do século XX, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, professores e psicólogos. O objetivo era atender os alunos com problemas de aprendizagem, com tendência para o atendimento às dificuldades no âmbito individual e familiar, configurados como problemas sociais, apresentados no espaço escolar.

Na atualidade esse campo profissional tem aumentado cada vez mais, especialmente em escolas públicas.

A inserção dos assistentes sociais nos estabelecimentos educacionais, em particular nas escolas do ensino fundamental, tem representado, na atualidade, não apenas o desejo dessa categoria profissional e o resultado de sua atuação política e profissional na defesa dos direitos sociais e humanos, mas uma necessidade sócio-institucional cada vez mais reconhecida no âmbito do poder legislativo de diferentes estados e municípios. A presença dos assistentes sociais, sobretudo nas escolas, tem sido tomada como presença de um profissional que possa contribuir com a ampliação do processo educacional em sentido amplo, ou seja, contribuindo para o acesso e permanência das crianças e jovens na educação escolarizada, assim como para a extensão dessa convivência para outros membros da família, que por raízes sociais diversas não concluíram ou experimentaram plenamente essa oportunidade. (ALMEIDA, 2005, p. 17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (247.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com