TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bolsa Família

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de falas

Introdução

Ética é um tipo de postura e, consequentemente, de ação, baseada em princípios tais como o respeito à subjetividade, à dignidade da pessoa, à diversidade, ao outro. Durante a construção as politicas sociais a questão sobre ética percorreu todo o processo em relação ao que era ético e o que não era. Como medida de solução para as ações do Assistente Social e diante das mudanças em que a profissão de Serviço Social sofreu durante o período da construção das Politicas Sociais, surgiu o Projeto Ético-Politico. O Projeto Ètico-Político tem 3 vertentes: a Lei de Regulamentação nº 8742, de 7 de março de 1993; o Código de Ética de 1993; e, as Diretrizes Curriculares da ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

2ª fala

A falta de acesso a direitos básicos como saúde e educação, caracterizava uma ação antiética do Estado para com a sociedade mais pobre. Em todo esse processo causado pelo capitalismo podemos constatar como a desigualdade social afeta diretamente a questão ética social, pois enquanto a elite tinha acesso aos direitos sociais, restava para a população mais pobre a caridade e filantropia do Estado e da Igreja. Em meio a toda essa mudança está a figura do Assistente Social. Profissional responsável pela mediação entre sociedade e Estado, em busca de medidas favoráveis à população visando garantir o acesso às Politicas Sociais como Assistência Social, Previdência Social e Saúde, ambas politicas que constituem o Tripé da Seguridade Social. Maior medida do Serviço Social em relação a desigualdade Social.

Vamos analisar o período da construção das Politicas Sociais? O que vemos em relação à ética? O Estado tratava de forma ética a sociedade? Havia uma preocupação do governo em respeitar os direitos, limites, e suprir as necessidades da população? Evidentemente não havia essa preocupação. As ações sociais realizadas pelo governo estavam mais relacionadas na manutenção da população sob seu poder, usando as politicas sociais como arma principal. Assim a população entendia que se tratava de uma “boa” ação do governo e não como um dever do Estado e direito social. A base da construção das Politicas Sociais é a desigualdade social, o motivo para o surgimento dessas politicas foram suas consequências. Essa desigualdade por si só já se trata de uma falta de ética, uma vez que todo cidadão tem direito a condições dignas de vida.

O Serviço Social aparece atualmente como uma profissão consolidada na sociedade e sustentado por um projeto ético-político que o habilita a formular respostas qualificadas face à questão social. Esse projeto comprometido com valores e princípios que apontam para a autonomia, a emancipação, a defesa da liberdade e da equidade, a socialização da política e da riqueza socialmente produzida e o pleno desenvolvimento de seus usuários, vem se concretizando nas ações cotidianas de trabalho dos Assistentes Sociais. (PIANA 2009).

O Projeto ético-politico é o projeto profissional do Serviço Social. Foi construído no contexto histórico de transição dos anos 70 aos anos 80, durante o processo de redemocratização da sociedade brasileira, rejeitando a visão conservadora da profissão presente no Serviço Social brasileiro. Porém seu amadurecimento deu-se somente em 1990, em um período de profundas transformações na sociedade que afetaram a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura e o trabalho.

A formação profissional do assistente social se consolidou em meio a uma rede complexa de situações que sustentam sociedade contemporânea. É neste contexto que, segundo Iamamoto, o assistente social é colocado diante de novas demandas e deve se qualificar para agir de forma interventiva e investigativa adequadamente, pois ele atua diretamente com a contradição entre o capital e o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com