TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Por:   •  7/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3]

SERVIÇO SOCIAL

ELIZABETE DE OLIVEIRA CAETANO FERREIRA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

[pic 4]

Votorantim


ELIZABETE DE OLIVEIRA CAETANO FERREIRA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina Estágio Supervisionado I.

Prof. Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Votorantim


SUMÁRIO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO        1
  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        1
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        1
  1. OBJETIVO INSTITUCIONAL        2
  1. NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS        2
  2. POLÍTICA SOCIAL        3
  3. RECURSOS FINANCEIROS        3
  1. ÂMBITO INSTITUCIONAL        4
  1. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO        4
  2. PROCESSO DECISÓRIO        4
  3. RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO        4
  4. SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        5
  5. COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL        5
  6. RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS

DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS        5

  1. DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA        5

REFERÊNCIAS        6


Caracterização Socioinstitucional

  1. Contextualização histórica da instituição em que está estagiando;
  1. Identificação da Instituição: O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) iniciou suas atividades em 27 de Março de 2007, pela Prefeitura Municipal de Votorantim. Está vinculada à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda e localizado na Avenida Luiz do Patrocínio Fernandes, nº 591, Bairro Rio Acima. Promove e articula a inclusão e proteção de indivíduos com seus direitos violados e que se encontram em situação de violência relacionada a maus tratos, abandono, abuso ou exploração sexual. Tem como objetivo o resgate de vínculos familiares e/ou comunitários rompidos. A realização de acolhimento das equipes técnicas aos usuários assistidos objetiva o atendimento e acompanhamento das situações de violações de direitos. Suas atividades são desenvolvidas com articulação da rede socioassistenciais, órgãos de defesa e direitos e políticas sociais.
  1. – Estrutura Organizacional:

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realiza um trabalho preventivo, com atendimento especializado, realizado por profissionais da área, de forma integrada, para fornecer o serviços que coordenam e articulam a proteção social de média complexidade.

Os principais serviços ofertados pelo CREAS são:

-O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família (Paefi);

-Apoio, orientação e acompanhamento à família com um ou mais de seus membros em situação de ameaças e violação de direitos;

-A prevenção e combate à violação de direitos e obrigatoriamente, o serviço para pessoas em situação de rua, Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Sócio Educativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade.


-Prover atenção sócio assistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto, determinado judicialmente e Serviço Especializado em Abordagem Social.

Sua finalidade é assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa, que identifique, nos territórios, incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de rua, Serviço De Proteção Social Para Pessoas Com Deficiência, Idoso e suas famílias. Este serviço destina-se a promover atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiências e idoso com algum grau de dependência, que tiveram limitações agravadas por violação de direitos.

  1. Objetivo institucional:

  1. - Natureza dos Programas e Projetos:

Estabelecer as diretrizes do trabalho no Centro de Referência de Especializado de Assistência Social (CREAS) do Município de Votorantim, com a proposta de ação profissional de organizar e ofertar serviços e projetos de caráter especializado, visando contribuir para reconstrução de vínculos familiares e comunitários, propiciando a escuta e acolhida no fortalecimento da função protetiva, proporcionando ao  indíviduo e às famílias o acesso   aos direitos socioassistenciais e a rede de proteção social, aprimorando a qualidade dos serviços prestados à população.

O CREAS trabalha de forma articulada com a rede sócio assistencial, para viabilizar o acesso dos usuários a outros serviços, programas, projetos e benefícios  do  SUAS, realizados pelo Centro de Assistência e considerando-se os dispostos na Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social NOB/SUAS e nos manuais técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAEFI – do Ministério de Desenvolvimento Social.

-Potencializa as funções protetivas, com foco em ação nas famílias;

-Protege as vitimas de violências e agressões, em condicionalidades pessoais e sociais para o enfrentamento das dificuldades;


-Desenvolve ações para eliminar ou reduzir a violação de direitos humanos e sociais;

-Contribui para a prevenção e o enfrentamento de situações de violação de direito, estimulando a participação da família, buscando integrar às atividades oferecidas pela instituição, proporcionaas através do acolhimento;

-Orientação sobre exploração sexual em criança e adolescente em situação de rua ou de trabalho infantil;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com