TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Por:   •  5/3/2018  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

A cada dia que passa o assistente social abrange relações sociais e políticas e seus projetos. Sendo assim, uma dominante influência nestas relações. O assistente social deve desenvolver um projeto político em seu trabalho para que os conhecimentos e habilidades de aperfeiçoamento durante sua jornada na formação buscando ser independente na sua pratica diária e desenvolver um bom trabalho, crítico e criativo sejam assegurados para que sejam cidadãos capazes de participar nas lutas pela transformação social, percebe-se que os profissionais a cada dia são mais cobrados.

São cobranças que derivam desde a eficácia do seu trabalho ate no desenvolvimento de projetos sociais esses que visa o interesse do bem comum de uma comunidade, bem como exigências quanto ao seu desenvolvimento do tema, problema, objetivos e hipóteses a serem apontadas a uma definição que chegue a um resultado mais sólida e representada por títulos acadêmicos. Desse cenário, nascem propostas que precisam ser documentadas, somos convidados a colocar em pratica o desenvolver de projetos que alem de executar que sua analise seja feita analisando assim se foi positivo seu preparo teórico. Para Iamamoto (2007, p. 416) explicita essa tensão, afirmando sobre o

Projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e teleologia, capaz de realizar projeções e buscar implementá-las na vida social; e a condição de trabalhador assalariado, cujas ações são submetidas ao poder dos empregadores e determinadas por condições externas aos indivíduos singulares, às quais socialmente forjadas a subordinar-se, ainda que coletivamente possam rebelar-se

Outra visão teoria sustenta que, no foco das averiguações dos projetos, encontra-se como questão-chave a necessidade do profissional desempenhar uma atividade profissional ao mesmo tempo teórica quanto à prática, visto que:

A profissão de assistente social combina sistematicamente elementos teóricos com situações práticas reais. É difícil pensar na possibilidade de trabalho fora de uma situação concreta e de uma realidade definida. Por essa razão, a ênfase na prática como atividade é um dos aspectos centrais a ser considerado, com conseqüências decisivas para um bom trabalho.

Diante destas discussões, a profissão docente abrange singularidades que a diferencia dos demais profissionais, ou seja, não é suficiente apenas carregar um título acadêmico, é preciso dedicação, degrau que não se alcança apenas pelo simples querer-ser, mas que só estará disponível quando há compromisso deste profissional consigo mesmo, sob uma ação pautada pela ética e pelo compromisso de crescer tanto no plano profissional quanto pessoal.

Compreender a identidade profissional do assistente está diretamente ligada à interpretação social da sua profissão e que o mesmo busque trazer a pesquisa como fonte de estratégia. Assim, se considera que os movimentos sociais têm essência à relação com os projetos a ser desenvolvido, é preciso entender que a escola não é um espaço aleatório, portanto, um cenário onde a objetividade se faça presente. Isso implica em dizer, que esta instituição tem uma função específica dentro da sociedade em que se encontra inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com