TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Institucional

Por:   •  24/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 8

  1. Introdução

Este relatório é referente às atividades no hospital Distrital de Belém PB, durante o estágio obrigatório curricular I do Centro Universitário Facvest-Unifacvest  . E foi desenvolvido durante o período de 26 de dezembro de 2023 a 18 de Janeiro de 2024.

Através do processo de observação de estágio no âmbito hospitalar por meio do acompanhamento junto à assistente social foi possível notar o comprometimento no agir, no enfrentamento das difíceis realidades dento da instituição hospitalar, o olhar expansivo no que diz respeito às demandas da instituição.

O estágio obrigatório curricular esta regulamentando conforme a Lei nº 11.788 homologado em 25 de dezembro de 2008/08, como ato educativo escolar supervisionado, que deve ser realizado em ambiente de trabalho com objetivo de preparar o aluno para o trabalho, observando à ética e o respeito a pessoa humana em sua dignidade. Faz parte do projeto pedagógico do curso, além do aprendizado de competências próprias da atividade profissional.O estágio supervisionado no curso de Serviço Social dessa forma é importante,pois o acadêmico tem a oportunidade de aprender, e de formar criticas a atuação do assistente social.

2. Desenvolvimento

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Hospital Distrital de Belém PB, na época seria Hospital Regional de Belém PB, isso por atender pacientes de toda a região, foi fundado em: 17/07/1997 tendo suas portas abertas e seus atendimentos. O então ex prefeito Dr. Wellingnton Guedes de Carvalho foi o fundador dessa tão esperada obra, que passou a ser referência na região, tendo como o primeiro diretor geral da instituição o Dr. Mauro Lemer. A principal atividade do HRB, iniciou-se com atendimento hospitalar de urgência, exceto pronto Socorro, em seguida foi introduzida outras especialidades, como: internamento, cirurgia, consulta pediátrica, consultas com médico clinico geral etc.

2.2  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Camila P. Cardoso Lima de Almeida, atual gestora da instituição, a mesma tem por finalidade a ascensão da saúde e recuperação dos pacientes. Seus atendimentos são: cirurgia, obstétrica, consultas cirúrgicas eletivas, cirurgias eletivas de porte médio, internamente, pequenos procedimento, exames de imagem raios-X, exames laboratoriais, teste do pezinho e o programa Opera Paraíba. Seu funcionamento é de 24 horas, com ambulatorial e urgências.

Os prontuários são registrados em computador, impresso e arquivado no faturamento, da mesma forma é o arquivamento da vida dos funcionários, suas fichas são manuscritas e arquivadas no setor de administração.

A na instituição: 1 recepção, 1 sala de triagem, 1 sala de raio x com banheiro, 1 sala de recepção com dois banheiros, sendo um masculino e um feminino, 1 sala de estabilização, 1 laboratório, 1 sala de assistência social, 2 consultórios médicos, 1 sala de sutura e curativo, 1 sala de observação pediátrica, 2 sala de observação amarela, 1 sala de observação verde, sendo uma sala com banheiro e outra sem, 1 sala de medicação, 1 sala de espera, 1 secretaria, 1 administração, 1 sala de financeiro, 1 sala da direção geral, 1 garagem para funcionários e uma garagem para o publico.

Ambiente de internação: 6 enfermarias cada uma com 1 banheiro, 2 repousos cada um com banheiro, 1 posto de medicação.

Bloco Cirúrgico: 2 salas de cirúrgicas, 1 sala de parto, 1 sala pré parto, 1 sala de Unidade de Recuperação Pós Anestésico (URPA), 1 sala de Centro de Material de Esterilização (CME).

Área limpa  com uma sala de arsenal, 1 área suja

Faturamento: 2 salas sendo  de atendimento e anexo, 2 repousos médicos, 1 lavanderia, 2 amoxerifados, 1 sala de nutricionista, 2 banheiros no corredor da nutricionista, 1 farmácia, 1 anexos da farmácia, 1 cozinha,1 copa, 1 dispensa de alimento, 2 pergolados, 1 necrotério e setor de lixo contaminado.

  1. Políticas Sociais

As politicas sociais são aquelas políticas públicas voltadas para a oferta de béns e serviços básicos a população, compreendendo às áreas da educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previd~encia social, proteção à maternidade e a infância.

O trabalho do Assistente Social tem suas próprias necessidades dentro âmbito da saúde, onde podemos observar que a participação do Assistente Social nas atividades da saúde pública, tem por objetivo o acolher, atender e orientar os pacientes que necessitem do setor do Serviço Social.

De acordo com as necessidades dos usuários, assim, é apresentada a política social, proporcionando um atendimento humanizado, onde estão presentes, os princípios da integralidade, equidade e universalidade, podendo assim, oferecer um melhor atendimento para a população.

No hospital Distrital de Belém PB, a assistência médica é feita com excelência, com um bom acolhimento e atendimento de qualidade, podendo assim assegurar aos pacientes e seus familiares bem-estar.

O hospital também tem suas dificuldades, no que diz respeito à Regulação para outros hospitais e a questão de transporte, existe uma ãmbulancia na instituição, porém, muitas vezes precisa mais de uma unidade e é ai onde entre a dificuldade de conseguir outra, para deslocar os pacientes até outra cidade.

3.1 Recursos

       Sobre os recursos humanos, o hospital apresenta um quadro de funcionário de 96 colaboradores, sendo: 22 médicos, divididos em: 16 clínicos geral, 2 obstetra, 3 anestesista e 1 pediatra, 11 enfermeiros, em outras categorias de funcionários como: 13 técnicos de enfermagem , 2 Assistentes Social, 1 Nutricionista, 9 auxiliar de serviço geral, 3 maqueiros e 4 recepcionistas, 3 faturamento, 7 raio x, 4 laboratório, 2 manutenção, 1 paisagismo, 3 recursos humano, 2 farmácia, 5 condutores, 2 secretaria, 2 extensão de funcionários e 1 Gestora.

       Todos auxiliam no atendimento e acolhimento, juntos para melhor atender e priorizar as demandas no decorrer do Dia a Dia.

       Para buscar um atendimento, qualificado, a gestora responsável pelo Hospital, a senhora Camila Cardozo, se reuni pelo menos uma vez por mês com os profissionais, para diagnosticar problemas, buscar soluções, planejar projetos de intervenções, traçar metas para melhorar a qualidade do trabalho dos funcionários e atendimento aos usuários e assim, realizar uma melhor administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com