TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Sócio Institucional

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

1-contextualização Histórica:

1.1-Indentificação da Instituição:

O presente trabalho vem relatar um pouco da realidade do CRAS- Irmã Maria Inês, localizado no município de quatipuru- Pará, Situado na rua nossa senhora de Nazaré s/n, bairro centro.

O centro de referência da assistência social (CRAS), denominado de casa das famílias é um equipamento estatal de base territorial municipal ou intramunicipal, localizado em uma área de vulnerabilidade social, com a finalidade de organizar, coordenar, e executar os serviços de proteção social básica da política assistencial da proteção e atendimento integral a família – PAIF.

O Centro de Referência da Assistência social- CRAS, tem o papel estratégico por ser a porta de entrada do sistema, essa situação deve desencadear mudanças fundamentais e contribuir de forma efetiva na coordenação e articulação das políticas sociais no âmbito do território de sua abrangência, na inserção dos usuários dos serviços da assistência social e demais políticas, e ainda na proposição de novos serviços e programas (GOMES, 2007).

A implantação do Centro de referência da assistência social (CRAS), do município de quatipuru, deu-se no dia 01/06/2008. Vindo trazer melhorias e seguridade para a população que precisa dos serviços e atendimento dessa instituição. Pois o CRAS e o principal equipamento do desenvolvimento dos serviços sociais assistenciais da proteção e concretização dos direitos humanos.

De acordo com a NOB/SUAS 2012, o município de quatipuru se enquadra nos quesitos de pequeno porte 1, tendo uma população de aproximadamente 13.142 habitantes, segundo IBGE, de 2016. Contando com uma área de abrangência local com maior concentração na zona rural, com mais de 80 comunidades rurais e seis comunidades localizadas na área urbana; e, levando-se em consideração que atualmente o CRAS conta com uma média de 200 atendimentos por mês, dentre eles estão: cadastro único no PAIF e inserção nos SCFV, atendimentos e encaminhamentos ao CADUNICO, programa bolsa família e outras redes de serviços. É importante ressaltar que o CRAS possui uma equipe interdisciplinar composta por: uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma recepcionista, quatro orientadores sociais, dois facilitadores sociais,

 Quatro visitadoras, duas estagiariam, dois serviços gerais e dois vigias noturnos, conforme orientado pela NOB-RH/SUAS. É sua estrutura física e composta por:

01 recepção

02 salas para atendimentos

01 almoxarifado

01 espaço para atividades e oficinas

01 cozinha

02 banheiros.

A atuação do CRAS se dar no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio familiar e comunitário.  O CRAS, ao direcionar o acesso a esse perfil familiar à rede de proteção social básica, com caráter preventivo, protetivo e proativo, tem a tarefa de viabilizar o acesso aos direitos básicos de cidadania, a promoção social, a articulação estratégia de enfrentamento a pobreza, a potencialização dos vínculos familiares e comunitários, a autonomia e a participação na vida comunitária. Os profissionais desta instituição buscam conhecer o cotidiano da vida das famílias, a partir das condições concretas do lugar onde elas vivem e não só as médias estatísticas ou números gerais, responsabilizando-se pela identificação dos riscos no âmbito do município. O gestor, a secretaria e juntamente com toda equipe do CRAS luta e preza pela ética, pela transparência e pelo processo participativo. Pois desta forma luta-se na garantia de direitos para ter acesso ás politicas publicas aos usuários e familiares referenciados a esta instituição.  A equipe de profissionais do CRAS ir. Maria Inês, visa atender da melhor forma o cidadão sempre buscando alcançar as metas propostas.

1.2- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O CRAS (centro de referência da assistência social), IR. Maria Inês está vinculado com a secretaria municipal de assistência social em relação a estrutura organizacional, tendo à frente o prefeito: Luiz pereira e secretaria: Maria benigna paixão. A missão do CRAS é atender de forma integral as famílias e indivíduos que se encontram em situações de riscos e vulnerabilidades social, por meio de serviços e programas socioassistenciais, pois é uma rede socioassistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, além de ofertar serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF- (proteção e atendimento integral a família), que cabe somente ao CRAS.

Este e um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso à direitos que lhes cabe. Portanto o objetivo dessa instituição é organizar e direcionar os serviços ofertados referenciados a ele, através de ações planejadas pela equipe de trabalho, visando a qualidade no atendimento e acompanhamento das famílias através do PAIF, diante de situações de vulnerabilidade e risco sociais.

O CRAS realiza o acompanhamento técnico sistemático das famílias seja através de prontuário dos SCFV, das visitas domiciliares, com atendimentos particularizados ou coletivos dentre outras estratégicas. Além de construir possibilidades de atendimento Inter setorial, qualificando o atendimento as famílias e indivíduos, potencializando estratégias para a inclusão social e também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

Tendo o acesso a renda e a garantia de direitos socioassistenciais. Outros objetivos da instituição e desenvolver ações, no âmbito municipal em parceria com as demais redes de serviços, à fim de aprimorar os serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas. Realizam também em conjunto com a equipe do cadastro únicas visitas e buscas ativas as comunidades rurais, principalmente nas localidades de difícil acesso, em especial as famílias em situações de descumprimentos das condicionalidades. A instituição procura sempre promover palestras informativas e preventivas socioassistencias para que a comunidade possa estar sempre informada ter melhorias de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com