TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Sócio Institucional

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2] 

PAOLA ACÁCIA PEREIRA AMBRÓSIO

Caracterização Sócio Institucional

CREAS Juatuba

                                                                                             Trabalho apresentado a coordenadora

do curso Professora Valquíria Aparecida Dias Caprioli

BETIM

 2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

OBJETIVO INSTITUCIONAL....................................................................................5

ÂMBITO INSTITUICIONAL ......................................................................................7

CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12

                       

INTRODUÇÃO

O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social é um dos equipamentos que compõem a Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Juatuba. O CREAS é um serviço de média complexidade, que atende cidadãos de todas as idades, credos e raças que tiveram algum dos seus direitos violados.

O CREAS é responsável pela oferta de orientação e apoio de forma sistemática, continuada e especializada a indivíduos e famílias, promovendo o acolhimento destes indivíduos, buscando a reconstrução de vínculos desfeitos, defendendo a dignidade humana e promovendo a emancipação do indivíduo como ator principal e não coadjuvante, primando pela sua independência social, política, intelectual


CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

O centro de referência especializado em Assistência Social – CREAS de Juatuba foi fundado em 06 de outubro de 2010, na gestão do então prefeito Antônio Adônis Pereira, em imóvel alugado a Rua Getúlio Vargas, 750, Bairro Bela Vista. Sua nova sede inaugurada em 27 de março de 2012 está localizada a Rua Mário Teixeira 471, no centro e conta com uma equipe técnica formada por um (1) coordenador, dois (2) assistentes sociais, um (1) psicólogo, um (1) Suporte Técnico Jurídico e um (1) auxiliar administrativo.

 O seu público são crianças, adolescentes e jovens em situação de risco ou violação de direitos, adolescentes em cumprimento de medidas sócioeducativas, bem como adultos em cumprimento de prestação de serviço comunitário e suas respectivas famílias. Ainda tem como público alvo idosos em situação de negligência e abandono, pessoas com deficiência em situação semelhante e população em situação de rua, tais serviços são considerados de média complexidade.

O CREAS é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, gerido pela Secretaria Benedita de Fatíma da Fonseca Saliba , e tem como coordenadora a Assistente Social Ada Aparecida da Silva.

Tem como missão a garantia dos direitos, o fortalecimento de vínculos, o acompanhamento de famílias e indivíduos cujos direitos tenham sito violados, atuando em um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, com cerca de 25 mil habitantes segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 O Creas é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, subordinada a Prefeitura Municipal, que atende diversas demandas originadas de vários outros órgãos, tais como Ministério Público, Conselho Tutelar, SDH (Direitos Humanos), CRAS, Fórum.

 Além disso, o CREAS tem parceiros dentro e fora do município, como a UACOM – Unidade de Acolhimento Municipal que atende adolescentes do sexo masculino, que por alguma violação de direitos, tiveram que sair do convívio familiar, Clínicas de recuperação que oferecem vagas sociais, como a clínica Feminina de Jardim Leme entre outras e a unidade do Programa Bem-me-quer, que cuida de 5 crianças em situação de vulnerabilidade social, m,as que não tiveram nenhum direito violado. Um programa que visa minimizar o rompimento de vínculos e fortalecê-los.


A estrutura dos serviços em Juatuba segue a seguinte estrutura:

 

[pic 3]                                 

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]


OBJETIVO INSTITUCIONAL

As intervenções realizadas pela equipe de técnicos do CREAS visam o respeito às diferenças, primando pelo acesso irrestrito dos seus usuários, considerando as suas particularidades, dando atendimento personalizado e qualificado de forma mais assertiva o quanto possível, na garantia de direitos desses cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com