TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Na Gestão Empresarial

Monografias: A Contabilidade Na Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  5.187 Palavras (21 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 21

1 Tema

A aplicação da contabilidade gerencial na gestão de indústrias calçadistas de Nova Serrana, MG.

2 Introdução

Atualmente, as empresas se deparam com um cenário de constantes mudanças quando se refere ao aspecto econômico mundial. As novas tecnologias da informação tornaram o mercado muito mais competitivo ao passo que oferecem uma gama muito mais variada de produtos e serviços ao cliente (PASSOS, 2010). Dessa maneira, os gestores empresariais precisam, a todo instante tomar decisões para tornar seus produtos ou serviços mais competitivos no mercado.

Assim sendo, o presente estudo pretende lançar discussões sobre como as ferramentas oferecidas pela contabilidade gerencial podem auxiliar na tomada de decisões, tomando como estudo específico três indústrias calçadistas localizadas no município de Nova Serrana/MG.

Sabe-se que as decisões tomadas para assegurar a competitividade da empresa necessitam de um planejamento estratégico muito eficaz, uma vez que, decisões geram gastos que em contrapartida precisam ser repostos a fim de assegurar a saúde financeira da instituição. Para tal, é necessário serem utilizadas todas as ferramentas disponíveis para que a empresa seja competitiva no mercado e também assegure-se dos devidos recursos para que isso aconteça (IUDÍCIBUS, MARTINS e GELBCKE, 2006).

Ao discutirem a respeito da importância da contabilidade para a gestão das empresas, nota-se que, de acordo com as discussões de Santos e Rosa (2013), a contabilidade vem sofrendo modificações nas últimas décadas e se transformando em um meio de comunicação eficaz para as empresas atuais. Nesse caso, ela não se constitui mais como um campo restrito de conhecimento das pessoas da área contábil, outros profissionais necessitam adquirir algum conhecimento da área a fim de observar como as informações cedidas pela contabilidade devem ser utilizadas no processo de tomada de decisões no interior de uma empresa.

Tendo em vista tal necessidade de tomar decisões o mais acertadas possíveis para a realidade na qual as indústrias estão inseridas, o presente estudo pretende destacar o papel que a contabilidade exerce enquanto ciência que pode ser utilizada na gestão empresarial.

As discussões a serem realizadas neste estudo pretendem também aprofundar o entendimento sobre as funções da contabilidade contribuindo para desmitificar a falsa concepção de que esta área se constitui apenas de informações tributárias sendo utilizadas no cenário empresarial para o recolhimento de impostos. Uma concepção mais ampla da contabilidade percebe essa área como ferramenta de auxílio gerencial que fornece informações muito úteis aos gestores na tomada de decisões ao esclarecer sobre a situação econômica e financeira das empresas.

Assim, com este trabalho a expectativa principal a ser alcançada é realçar o papel da contabilidade para a gestão das empresas com base em discussões que são feitas por diversos teóricos da área. Também com base nas discussões que já foram realizadas sobre o assunto, pretende-se pesquisar três indústrias do setor calçadista de Nova Serrana/MG, durante o ano de 2014, a fim de verificar como estas tem utilizado as ferramentas contábeis em sua gestão e se estes instrumentos tem contribuído para a eficácia da gestão empresarial neste segmento.

O presente estudo está estruturado em dois capítulos. No primeiro capítulo será abordo sobre as funções da contabilidade e também a relação que se estabelece entre o segmento da contabilidade gerencial e a administração de empresas. Serão discorridos alguns teóricos sobre o assunto e como eles argumentam sobre a importância dos instrumentos da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões pela administração das empresas.

O segundo capítulo conterá os resultados de uma pesquisa de campo realizada em três indústrias calçadistas do município de Nova Serrana/MG. A partir de dados coletados com uma entrevista semi estruturada os resultados serão discutidos com base na literatura pesquisada.

Nas considerações finais serão apontadas as principais conclusões sobre o tema debatido oferecendo algum aprofundamento em sua compreensão frente à realidade observada.

3 Problema

Qual a contribuição da utilização de instrumentos de contabilidade gerencial na tomada de decisões por parte dos gestores de indústrias calçadistas de Nova Serrana?

4 Hipótese

A hipótese levantada como possível resposta para a questão problema é a de que, tendo em vista a acirrada competitividade do mercado, e a possibilidade de prejuízos com a tomada de decisões erradas para a gestão de uma empresa, torna-se necessária a utilização de diversas informações para que exista uma gestão visando a qualidade do produto final, a correta aplicação de recursos e o aumento da lucratividade. Para isso, acredita-se que a administração das indústrias calçadistas tem utilizado as informações da contabilidade para assegurar uma gestão adequada de seu capital.

Porém, a utilização das informações contábeis nas indústrias calçadistas de Nova Serrana ainda acontece de forma parcial, uma vez que os administradores ainda não dispõem de uma equipe especializada que permita utilizar na totalidade as informações das demonstrações contábeis na gestão das indústrias.

5 Objetivo Geral

- Analisar se as indústrias do Ramo Calçadista de Nova Serrana tem se utilizado dos instrumentos oferecidos pela contabilidade gerencial em seu processo de gestão administrativa

6 Objetivos Específicos

- Avaliar a importância da contabilidade na gestão empresarial

- Identificar tipos de demonstrações contábeis que podem ser utilizadas como instrumentos de apoio à gestão das empresas

- Verificar a concepção dos empreendedores a respeito da importância das demonstrações contábeis de apoio à gestão.

- Analisar se as indústrias contam com uma equipe para análise das informações contábeis e sua utilização na gestão da indústria calçadista.

7 Justificativa

De acordo com as considerações de Passos (2010) as informações são um elemento essencial na gestão das empresas. Por sua vez, a contabilidade, por meio de seus relatórios, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com