TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença entre Serviço Social Europeu e Serviço social Americano

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Resposta da questão 1.

Serviço social europeu: O serviço social europeu “social service” (ainda não institucionalizado) tinha forte influência da igreja evangélica e os agentes sociais voltavam para uma atuação reformista de higienização, coibição, doação e filantropia num período de grande depressão econômica que se alastrava por toda Europa. Pois a revolução industrial transformou as relações econômicas e sociais principalmente da classe proletária.

Os agentes sociais tinham como lema fazer o bem, e eram financiados pelo estado, burguesia e igreja evangélica com o discurso humanista de trabalho enobrecedor e burguês de adequação social, através do moralismo e opressão, afim de apaziguar os conflitos sociais da época servindo como aparato para os aparelhos repressores do estado de ajuste aos padrões da classe burguesa, nesse período as ações desenvolvidas não era institucionalizada como profissão.

Com o intuito de racionalizar e qualificar a assistência, foi criada a primeira Sociedade de Organização da Caridade 1869, mas ainda com cunho religioso.

        

Serviço social norte americano: diante de conflitos cada vez mais complexos foi necessário um estudo técnico cientifico que respondesse as demandas mais latentes da época. Onde Mary Richmond assistente social norte americana teve a sensibilidade de começar a refletir e a sistematizar cientificamente a respeito do que é Serviço Social e de como essa profissão deveria ser exercida. Ela é a primeira a escrever sobre a diferença entre “assistência social”, ou caridade, ou filantropia, e o Serviço Social propriamente dito”. Propôs a criação da escola de Filantropia Aplicada sob a responsabilidade da Sociedade de Organização de Caridade nos Estados Unidos em 1898 onde foi desenvolvida as abordagens individuais e com grupos buscando o desenvolvimento da comunidade (caso, grupo e comunidade).  

O impulso trazido com a criação da escola foi de suma importância para a sistematização do ensino do Serviço Social, bem como para o processo de profissionalização e institucionalização. A profissão buscou romper com a exaltação das qualidades humanas, virtudes energias morais, capazes de potencializar o indivíduo a sua reinserção no sistema. Mesmo não tendo um cunho religioso, as práticas supracitadas dos assistentes sociais americanos ainda permeavam as posturas anteriores (europeias) com propostas de trabalho com caráter conservador da teoria social positivista.

O serviço social americano buscou conhecimento científicos principalmente no contexto da psicologia, da psicanálise, da medicina até mesmo do direito, justificando assim muitos termos utilizados na profissão, tais como inquérito social, cliente, diagnostico das patologias sociais dentre outros

Assim, o serviço social europeu tinha uma abordagem crista, moralista e de higienização da população pobre já o norte americano um serviço social se desvinculou da religiosidade buscando uma ideologia técnico cientifica profissional mais técnico no entanto continuava praticando a filantropia.

Tanto o serviço social tanto europeu “social service”, quanto o serviço social norte americano “service work” não tinha uma atuação pensada no trabalhador e sim uma representação da classe burguesa com o intuito de manter a ordem.

Resposta da questão 2.

O serviço social brasileiro tem sua origem pautada na doutrina da igreja católica, com forte influência europeia, nesse período o país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não suportando as diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social. Preocupada com essa situação a fim de manter os seus interesses de exploração da força de trabalho, a classe dominante, juntamente com o Estado somaram forças para conter a classe operária. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época com práticas e discursos tendo como suporte filosófico o neotomismo e as encíclicas papais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com