TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  18/1/2017  •  Artigo  •  5.262 Palavras (22 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 22

AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DE PEDAGOGIA DA FACEDI/UECE ITAPIPOCA/CE: ENTRE FATOS E RELATOS.

Mônica Rosa de Meneses Siebra Silva[1]

Camila da Cruz Silva[2]

Andreia Nunes de Sousa[3]

Ailton Batista de Albuquerque Junior[4]

RESUMO

O presente trabalho, a priori, tem a modesta pretensão ensaísta de elencar panoramicamente alguns conceitos em Educação Ambiental para, a posteriori, fazer uma análise das concepções dos alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) que cursaram a disciplina de Educação Ambiental sobre a importância da mesma para difusão e incorporação dos conhecimentos e suas implicações na sociedade. Para esta análise, segue uma discussão numa perspectiva de totalidade sobre o surgimento da Educação Ambiental em aspecto global e posteriormente nacional além de destacar a importância da abordagem interdisciplinar nesta área, e esta no Ensino Superior. A pesquisa realizada possui uma abordagem qualitativa, sendo de caráter exploratório e descritivo, tendo em vista que busca conhecer as concepções dos alunos a respeito da Educação Ambiental e sua importância. Contou com um rico arcabouço teórico através da pesquisa bibliográfica realizada em diversas fontes como livros, monografias, artigos, dissertações, teses e também monografias.  Foi aplicado um questionário misto para a coleta de dados, no qual continham questões subjetivas e objetivas. A análise dos resultados nos proporcionou verificar as percepções dos futuros docentes sobre a importância da Educação Ambiental para sua formação pessoal e profissional.

Palavras – Chaves: Formação docente, Interdisciplinaridade, Consciência socioambiental.

ABSTRACT

This work, a priori, has a modest essayist claim to panoramically list a few concepts in Environmental Education, a posteriori, to make an analysis of the conceptions of the Faculty of Education students at the State University of Ceará (UECE), the Faculty of Education Itapipoca (FACEDI) who attended the discipline of environmental education on the importance of same for diffusion and incorporation of knowledge and its implications for society. For this analysis, following a discussion in a full perspective on the emergence of environmental education at the global and national aspect later in addition to highlighting the importance of an interdisciplinary approach in this area, and this in higher education. The research has a qualitative approach and exploratory and descriptive, with a view to seeking to know the views of students about environmental education and its importance. He attended a rich theoretical framework through literature held in various sources such as books, monographs, articles, dissertations, theses and monographs also. a joint questionnaire to collect data, which contain subjective and objective questions was applied. The results gave us verify the perceptions of prospective teachers about the importance of environmental education for their personal and professional training. 

Keys - words: Teacher training, interdisciplinarity, social and environmental consciousness.

  1. INTRODUÇÃO

As transformações ambientais fazem parte da evolução natural do planeta. Entretanto, por meio de ações e atitudes não sustentáveis, a humanidade também tem contribuído para tal processo, por vezes culminando na ocorrência de desastres socioambientais. O uso indiscriminado dos recursos naturais feitos pelo homem durante séculos, trouxe consigo graves consequências, como por exemplo, alterações climáticas profundas e desastrosas, e com isso o aumento de fenômenos naturais catastróficos em determinadas áreas do planeta.

A educação possui papel significativo no estímulo de mudanças socioambientais, revelando-se neste contexto cada vez mais importante. Deste modo, a ela pode ser compreendida como uma ação educativa permanente desenvolvida no intuito de promover atitudes de reflexão e atuação na sociedade, na qual a comunidade educativa possui consciência de sua realidade global, das relações estabelecidas entre os homens e a natureza e os benefícios e malefícios oriundos de tais relações.

Em uma perspectiva internacional, o marco inicial da Educação Ambiental ocorreu em Estocolmo, na Suécia, em 1972, com a realização da Primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, objetivando-se a orientação das pessoas para a preservação ambiental, reconhecendo, deste modo, a Educação Ambiental como um elemento de extrema importância no combate à crise ambiental no mundo. A respectiva conferência culminou na confecção da Declaração de Estocolmo. (DIAS, 1998, apud ROSSI, 2010, p. 8).

O final do século XX foi marcado por essa grande revolução na busca por mudanças no posicionamento humano frente às questões ambientais e, deste período até os dias atuais, diversas outras conferências foram realizadas com a finalidade de reafirmar e fortalecer os objetivos já estipulados, averiguando-se o que foi feito no mundo em relação à preservação ambiental e, a partir disso, criar estratégias inovadoras e mais eficazes para as ações no campo da Educação Ambiental, visando orientar uma melhor relação entre o homem e o meio ambiente.

Dentre as principais Conferências internacionais referentes às questões ambientais e à Educação Ambiental realizadas, pode-se citar: Conferência de Estocolmo (1972), I Congresso Internacional da Ecologia (1974), Conferência de Belgrado (1975), Conferência de Tbilisi (1977), Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92 (1992), Conferência da Tessalônica (1997), Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio +10 (2002) e a Rio +20 (2012).

O presente trabalho tem como enfoque principal a Educação Ambiental no Ensino Superior, partindo da seguinte problemática: quais as concepções dos futuros docentes sobre a Educação Ambiental, a sua importância para sua prática pedagógica e atuação social por meio da difusão de conhecimentos no Ensino Superior? Assim o objetivo geral desta pesquisa é analisar e posteriormente compreender como os conhecimentos sobre este tema de grande relevância no âmbito social, político e tecnológico é difundido e incorporado pelos discentes pesquisados.

Foram escolhidos alguns temas a serem relatados para uma melhor compreensão do problema a ser pesquisado: em primeiro momento é apresentado um breve resumo histórico da Educação Ambiental no Brasil por meio da legislação estabelecida para a mesma e suas definições. Em seguida, abordou-se a interdisciplinaridade e a Educação Ambiental, por meio de uma apresentação de conceitos e inter-relações entre esses temas. E finalmente, a Educação Ambiental no nível Superior, no qual esta pesquisa foi desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com