TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

SUMÁRIO[pic 16]

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................        04

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................................        05

2.1 PROPOSTA DE ATIVIDADE....................................................................................        06

3 CONCLUSÃO................................................................................................................        08

REFERÊNCIAS.....................................................................................................        ...........        09

1. INTRODUÇÃO

Atualmente as questões ambientais estão entre os temas mais debatidos na sociedade mundial, visto a necessidade eminente de controle dos níveis de poluição e degradação do meio ambiente, para manutenção da vida no planeta. No entanto, mesmo diante de tamanha necessidade, a educação ambiental que é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, ainda não conseguiu na maior parte das unidades escolares, infiltrar-se de forma efetiva nos currículos das disciplinas.  

Dessa forma, a educação ambiental tem importância salutar no processo de formação educacional, pois contribui decisivamente para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade de forma comprometida, passando a ter assim uma visão apurada sobre o meio ambiente, se transformando num verdadeiro agente transformador em relação à conservação ambiental.

Nesse sentido, Medeiros et al (2011), enumera que a questão ambiental necessita ser trabalhada com toda sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultas mais preocupadas com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.

Assim, as escolas devem promover um trabalho pedagógico em que a problemática ambiental deva ocupar uma posição de destaque, permeando toda a pratica educacional, de forma constante e transversal, auxiliando assim na formação dos alunos dentro da necessidade social atualmente imposta.

Diante dessa necessidade, esse trabalho vem apresentar a importância da inserção mais efetiva do trabalho com a educação ambiental dentro da pratica docente, especialmente na educação infantil e nas turmas iniciais do ensino fundamental, vislumbrando esse momento com primordial para a formação de uma consciência ambiental nos futuros alunos. Para tanto, analisa-se como a educação ambiental está sendo trabalhada nessas etapas educacionais, bem como apresenta-se uma proposta de atividade transdisciplinar para a turma do 5º ano do ensino fundamental, em que a educação ambiental está inserida de forma transversal no trabalho com as disciplinas de ciências, história e geografia.

        

2. DESENVOLVIMENTO

Os primeiros anos da educação das crianças são momentos primordiais da vida escolar de todos, períodos em se aprendem conceitos e valores, os quais são levados para toda vida. Devido essa importância é um momento impar do processo de ensino e aprendizagem, necessitando de orientações, para promover uma aprendizagem significativa, que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

Para dar essa sustentabilidade à educação infantil e aos primeiros anos do ensino fundamental, diversos documentos norteadores foram sistematizados, dentre eles Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), e outros, que versam sobre a importância de conteúdos e temáticas, sobre a Educação Ambiental.

No entanto, mesmo diante dessas normativas, percebe-se que a Educação Ambiental ainda não conseguiu estabelecer-se dentro da transdisciplinaridade solicitada pelos documentos, deixando de realizar seu principal objetivo no ambiente educacional, que é de auxiliar na formação de cidadãos conscientes de seu dever ambiental dentro da sociedade.  

Propostas e práticas escolares diversas que partem fundamentalmente da ideia de que falar da diversidade ambiental significa ir além da capacidade de compreensão das crianças, têm predominado nos primeiros anos escolares. São negadas informações valiosas para que as crianças reflitam sobre paisagens, modos de vida e trabalho, histórias que fazem parte do seu cotidiano (BRASIL, 1998, p. 165).

Nesse sentido, cabe destacar que o trabalho pedagógico nessa etapa educacional deixa de aproveitar a condição de aprendizagem da criança que está sempre disposta a assimilar novos conhecimentos e por isso está aberta para entender a Educação Ambiental em sua essência, aprendendo a valorizar a natureza e todos seus elementos, pois, se desde pequenos forem conscientizados, certamente serão adultos com mais clareza de sua responsabilidade.

O desenvolvimento da criança acontece gradativamente. Conforme crescem, aumentam a consciência e o contato com fenômenos naturais, o que os levarão a apresentarem questões, fazer a junção de informações, se organizarem para explicações e por fim, arriscarem respostas, assim, terá possibilidade de apurar seu modo de conceituar a natureza e a cultura (BRASIL, 1998, p.169).

Assim, a Educação Ambiental que é um processo permanente e contínuo, não deve se limitar à educação escolar. Contudo, introduzi-la na escola, é uma das estratégias principais para o seu desenvolvimento. Dessa forma, a educação ambiental nessas etapas ajudam na formação da consciência de preservação e de cidadania, pois a criança aprende, desde cedo, que precisa cuidar, preservar, e proporciona a transformação do meio em que mora

2.1 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PÚBLICO ALVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com