TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiência de Milgram

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

A Experiência de Milgram.

São Paulo – SP

Junho - 2017

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

A Experiência de Milgram.

Integrantes do Grupo:

Aurea Francisca de Sousa Soares

Carolina Pires

Diego Limeira dos Santos

Iraci Paulina

Juliana Nunes

São Paulo – SP

Junho - 2017

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Psicologia Social.

 A Experiência de Milgram.

Docente responsável:

 Prof. PALMIRA

A disciplina de PSICOLOGIA SOCIAL. 

Serviço Social – 5º semestre.

Campus Santo Amaro

São Paulo – SP

Junho - 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

PERGUNTAS SOBRE “A EXPERIÊNCIA DE MILGRAM”.        7

RESPOSTAS        7

PERGUNTAS SOBRE O PRECONCEITO.        9

RESPOSTAS        9


INTRODUÇÃO

        

Respondemos questões relacionadas ao experimento cientifico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram, e sobre preconceito, relacionando os fatos do experimento com conteúdo estudado em sala de aula sobre coesão e conformidade de grupo.


PERGUNTAS SOBRE “A EXPERIÊNCIA DE MILGRAM”.

        

1. Quais são os fatores que determinam a disposição dos indivíduos em submeter às ordens de um instrutor que os levaria a realizar uma tarefa conflitante com a sua consciência e os seus valores?

2. Por que alguns delegam decisões importantes a figuras de autoridade?

3. Na opinião do grupo os voluntários que não delegavam as decisões estavam agindo por vontade própria? Por que prosseguiam com a tarefa que provocava tanto sofrimento humano?

4. Sob quais condições os indivíduos aceitaram o papel de obedecer a ordens que hipoteticamente significaria parar a outra pessoa? Como o grupo avalia o fato de 65% das pessoas obedecerem às ordens até o fim e deram o choque pretensamente fatal.

RESPOSTAS

1. Os fatores que determinam a disposição dos indivíduos em submeterem-se às ordens do instrutor são: A conformidade e a coesão do grupo, a vontade de sentir-se incluso e de fazer parte de um grupo social. Por medo da rejeição do mesmo, as atitudes conflitantes eram levadas até o final. A generalização de status dentro do grupo, também é conflitante e as pessoas adequam-se a papéis que são esperados delas dentro desse especifico grupo. A conformidade de grupo, diz respeito aos papéis impostos.

        

2. Num grupo, o natural é a autoridade ser delegada a uma figura de importância, isso acontece porque a maioria acredita que é capaz de impor sua opinião através de uma figura de autoridade e influência. Esse processo diz respeito à teoria da conversão da influência da maioria.

3. Por uma pressão de grupo, o indivíduo tende a realizar ações baseadas na influência exercida pela autoridade desse grupo, transferindo a sua responsabilidade para a figura de influência. Por conta dessa transferência de responsabilidade, o autor da ação exime-se da culpa de provocar sofrimento a outro ser humano.  

        

4. A maioria dos indivíduos do experimento mostraram-se despreocupadas com o bem estar físico dos seus companheiros de grupo. Eles aparentavam apenas seguir as regras do grupo e agir de acordo com a coesão do mesmo.

 


PERGUNTAS SOBRE O PRECONCEITO.

1. Exponha e defina os componentes que dão suporte para as práticas preconceituosas. De que modo o preconceito se manifesta no cotidiano de vida dos indivíduos. O que é preconceito sutil, preconceito condescendente e preconceito automático?

2. O preconceito moderno ainda aparece como uma sensibilidade racial que leva a reações exageradas perante membros de minorias isoladas. Explique a maneira segundo a qual o preconceito condescendente pode reforçar as expectativas negativas no grupo visado pelo preconceito.

Essa sensibilidade racial, a afirmação continua da diferença, reforça o “nós” e “eles”, usado como estratégia de dominação e controle. Dando a falsa noção de igualdade, pela pratica tolerância como símbolo de liberdade.

3. A cada 100 pessoas assassinadas no brasil, 71 são negras. De acordo com informações do atlas, os negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência. Pergunta: esses dados têm alguma correlação com o conceito de preconceito automático que estudamos na disciplina de Psicologia Social? Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com