TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Brasil

Por:   •  4/5/2023  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

                                                                      Seminário formação do Brasil

Professora: Ana

                                                      Livro: O povo brasileiro (Darci Ribeiro)

                                                                           Páginas: 306 a 363

Grupo: 09 Jose Antonio Chaves Vaz Junior

Os portugueses ao chegarem na Amazônia do Brasil começaram a relação com os índios com trocas de mercadorias, os índios trocavam vários produtos extraídos da natureza então os colonizadores pagavam com objetos de valores.

O extrativismo movia uma espécie de economia dos índios da Amazônia na época. Então os portugueses perceberam o valor comercial dos produtos que eram extraídos da Amazônia.

Os colonizadores resolvem então a praticar exploração e a escravizar os índios assim como todas as aldeias incluindo mulheres e crianças.

E nessa fase de escravidão muitos índios de várias aldeias e tribos foram mortos em chacinas sem precedentes. Os índios precisavam adentrar na mata sozinhos para poder extrair as especiarias e para que pudessem voltar e obedecer aos colonizadores tinham suas famílias mulheres e crianças escravizadas também.

Com essa escravidão algumas tribos começaram a se rebelar e fugir, usando os cursos dos rios para se estabilizarem. Guerras sangrentas foram travadas porque varias tribos estavam insatisfeitas com a escravidão do seu povo.

Para minimizar as rebeliões e a debandada dos índios, os portugueses mudam de estratégia, a solução encontrada por eles foi criar campos missionários trazendo padres franciscanos, jesuítas e freiras carmelitas, mas, esses mesmos missionários travaram uma luta com os portugueses para convencerem os melhores jeitos de convencerem de um jeito racional os índios.

Então alguns grupos missionários foram inseridos nas aldeias com a intenção de controlar os índios nativos, alguns desses missionários chegavam a ir atrás dos índios que aviam fugidos para tentar convence-los a voltar pra aldeia.

Os índios que fugiam formavam algumas aldeias nos leitos dos rios e assim oficializaram a língua que passou a ser o tupi guarani assim como também a cultura.

O tempo foi passando e a coroa portuguesa tentou transformar de extrativismo a cultivo, não dando muito certo, mas o extrativismo continuou sendo a principal fonte de trabalho e sobrevivência da Amazônia. Então surgiu a nova população da Amazônia chamados de caboclos, que foi o resultado do envolvimento de portugueses e índias.

A coroa portuguesa não atendeu os pedidos dos portugueses de enviarem mulheres portuguesas de Portugal para a Amazônia, mas reconheceu a união de portugueses com as mulheres indígenas, e ainda oferecendo prêmios para os portugueses que se casassem com alguma índia.

Então os filhos de portugueses e índias passaram a ser denominados de caboclos, nascia aí então o povo caboclo, só que com as características e raízes mais forte voltada ao povo indígena.

O povo caboclo não estava conseguindo se manter somente com o extrativismo, porque a maior parte da produção extraída da floresta eram para fins de exportação sobrando muito pouco para suprir a demanda e as necessidade dos caboclos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com